Nas Notícias

Os seis adversários de Rui Rio para a liderança do PSD

Rui Rio é o presidente do PSD, mas já são seis os adversários internos que, de forma mais pública ou menos direta, se estão a posicionar para se candidatarem à liderança do partido.

Nenhum assume desde já a ambição de ser candidato. Quem fica mais perto tem sido André Ventura, que se escuda na necessidade de “uma nova liderança” sem avançar com o próprio nome.

Miguel Morgado, famoso no PSD desde que foi assessor de Passos Coelho, já admitiu estar a ponderar “responsabilidades” e… “possibilidades”.

Também desde a era de Passos Coelho que há um social-democrata a posicionar-se. Luís Montenegro, ex-lider da bancada parlamentar, vai esperando pela oportunidade na ‘pele’ de comentador político.

Nestas contas, há sempre que contar com Pedro Duarte. Já quando Rui Rio trabalhava para suceder a Passos Coelho que o ex-presidente da JSD era apontado como o iminente candidato. Tal como em ocasiões anteriores, foi falado, mas nunca avançou.

Ainda Rui Rio não tinha tomado posse como presidente do PSD e já Miguel Pinto Luz, o ex-líder da influente distrital de Lisboa, avançava com uma lista de exigências, preparando o terreno para avançar na melhor oportunidade.

E é por essa oportunidade que aguarda o sexto protagonista desta lista: o ex-presidente do PSD, Pedro Passos Coelho.

Nos últimos tempos, são cada vez mais as vozes dentro do partido que apontam o ex-líder como pronto para recuperar o lugar, em especial desde que ‘ressuscitou’ para criticar a não renovação do mandato de Joana Marques Vidal como procuradora-geral da República.

Rui Rio, o presidente do PSD, já deixou o recado a um destes seis que serve para todos: “Estou cheiinho de medo“.

Em destaque

Subir