Nas Notícias

Os pobres já não estão tão longe dos ricos como há 20 anos, mas a desigualdade social ainda é grande

pobrezaOs rendimentos dos pobres em Portugal têm vindo a subir ligeiramente, mas ainda estão longe de chegar ao nível dos ganhos dos ricos. A desigualdade económica em Portugal ainda é das “mais desiguais da União Europeia”, segundo um estudo realizado pelo ISEG.

Ao longo das últimas duas décadas, a diferença entre os rendimentos de pobres e de ricos sofreu uma pequena baixa, insuficiente para que Portugal deixe de ser um dos países da União Europeia onde o índice de Gini – o termo técnico dessa diferença entre rendimentos – é dos “mais desiguais”. As conclusões estão plasmadas no estudo realizado pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) para a Fundação Manuel dos Santos.

“Ao longo dos últimos anos, a desigualdade familiar tem vindo a atenuar-se ligeiramente, como é demonstrado pela redução do índice de Gini em cerca de cinco pontos percentuais entre 1993 e 2009”, vem referido no documento.

O coordenador do estudo do ISEG ressalvou, à Lusa, que a situação poderá ter degradado nos últimos três anos devido à crise. Isto porque, sublinhou, os últimos dados recolhidos reportam ao ano de 2009. “De alguma forma, ele fica na antecâmara da atual crise”, explicou.

Em destaque

Subir