País

Os papéis do Panamá nos meios de comunicação social

Panama_Papers_Cision_900Infografia elaborada pela Cision, após uma pesquisa que observou dez dias de notícias sobre o caso ‘Panama Papers’, dá conta de quase 200 mil artigos em diferentes meios de comunicação social.

A investigação ‘Panama Papers’, levada a cabo pelo Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ), tem sido amplamente divulgada nos meios de comunicação, um pouco por todo o mundo.

A infografia que a Cision divulga é o resultado de uma pesquisa que observou dez dias de notícias sobre o caso.

O estudo da Cision recolheu mais de 190 821 artigos sobre este assunto, veiculados nos media online de 169 países. EUA, Alemanha, Espanha e Reino Unido são os 4 países que mais informação produziram online relativa aos ‘Panama Papers’.

Portugal surge na 14.ª posição entre os países que mais destacaram os ‘Panama Papers’ nos seus sites de informação.

Já o Panamá, país que deu origem e nome a todo o processo, surge como o 46.º que mais noticiou esta matéria nos seus sites informativos.

Relativamente aos meios de comunicação social portugueses, a Cision registou, nestes dez 10 dias de análise, 5335 notícias relativas aos ‘Panama Papers’ e mais de 70 horas de tempo de antena em rádio e televisão dedicadas ao tema.

O objeto de análise deste estudo são todas as notícias sobre este tema veiculadas em 107 692 sites de informação online de todo o mundo, num total de aproximadamente 20 milhões de artigos pesquisados.

O estudo incidiu ainda sobre o espaço editorial português – em mais de 2000 meios de comunicação social (televisão, rádio, online e imprensa).

O período temporal sobre o qual incidiu a pesquisa foi o período decorrido entre os dias 1 e 10 de abril de 2016.

Em destaque

Subir