País

Os negócios de Fátima: Água, terra, terços e até ar são os produtos mais procurados pelos fiéis

Por norma, todos os produtos que estão relacionados com Fátima vendem. No entanto, com a celebração do Centenário das Aparições e com a visita do Papa Francisco, a variedade de negócios em Fátima aumentou exponencialmente.

Entre os produtos mais procurados, temos os clássicos sacos de terra e garrafões com água do Santuário. Podemos encontrá-los em lojas de artigos religiosos, o que não será muito difícil em Fátima, em centros comerciais, nas lojas da cidade e até nas bancas à volta do Santuário.

“O que nos dizem é que vem do Santuário ou de qualquer sítio de Fátima. Terra que metem dentro de um saco decorativo. Isto é só um exemplo, depois alguns terços trazem também terra de Fátima, que as pessoas procuram muito. Tem com terra e com água”, disse Rita Caetano, funcionária de uma das lojas na praceta de comércio junto ao Santuário, em declarações à TSF.

Os garrafões de água alegadamente originária da fonte do Santuário são dos produtos mais desejados pelos fiéis, pelo que o preço normal costuma rondar os 1,5 euros por unidade.

No entanto, não só de sacos de terra e garrafas de água se faz o negócio em Fátima. O local já se tornou uma marca, aparecendo em quase tudo, como livros, estatuetas, perfumes, t-shirts e, tal como a TSF conta, “pequenas caixas com ar” do Santuário, como é óbvio.

O terço também continua a constituir um dos artigos mais procurados de sempre pelos fiéis.

“O que se vende mais é sempre terços, é o que mais sai. A seguir é a imagem de Nossa Senhora de Fátima”, disse Cristina Cunha, outra funcionária de uma das lojas de Fátima, que acrescenta que, por ser uma data especial, “as pessoas procuram muito o terço do Centenário” ou “artigos alusivos ao Centenário”. Por exemplo, o terço oficial do Centenário custa 12 euros e já está esgotado em várias lojas.

 

Em destaque

Subir