TV

Os iPhones 6S ainda agora saíram e já foram congelados e dobrados

Não falta quem goste de levar os novos gadgets ao limite. A Square Trade testou os iPhones 6S e 6S Plus e não foi nada meiga. Os smartphones da Apple foram dobrados, mergulhados em água e até congelados! Para comparar, um Samsung Galaxy Note 5 também sofreu do mesmo.

Os novos iPhones ainda agora saíram e não falta quem os teste a tudo e mais alguma coisa. Afinal, quem é que nunca deixou cair ou molhou um telemóvel?

Desta vez, coube a uma empresa especializada em sistemas de proteção de equipamentos tecnológicos, a Square Trade, levar os ‘brinquedos’ da Apple até ao limite. Isto porque a polémica mais recente, o ‘bendgate’, teve origem na facilidade com que a anterior versão do iPhone se dobrava, uma situação que a marca da maçã tentou corrigir recorrendo a uma liga de alumínio usada pela indústria espacial.

Os iPhones 6S e 6S Plus tiveram de enfrentar o terrível Thermo Rig, um equipamento com vários robôs que simulam situações comuns, mas não foram sozinhos: para ter uma comparação, a Square Trade juntou ao lote o Samsung Galaxy Note 5.

Nas ‘mãos’ dos robôs, os smartphones foram largados de uma altura superior a 1,80 metros, submetidos a dobragem a uma pressão de mais de 82 quilos, mergulhados num recipiente com água e… congelados.

“O iPhone 6S Plus e o 6S resistiram a 81,5 quilos e 77 quilos de pressão, respectivamente”, esclareceu a empresa, revelando que a melhoria na flexibilidade variou entre os 50 e os 60 por cento, graças à nova liga de alumínio. Segundo a Square Trade, a Apple “fechou definitivamente a porta ao escândalo ‘bendgate’”.

No mesmo teste, o Galaxy Note5 suportou também uma pressão de 77 quilos.

Ao invés, as quedas continuam a ser ‘fatais’, em especial para as telas. Sempre que o telemóvel caiu com o ecrã virado para baixo, os vidros partiram-se, isto apesar de quer a Apple, quer a Samsung terem apostado num modelo de vidro mais resistente.

Nos testes térmicos, que abrangeram casos como o aquecimento até aos 43 graus e o arrefecimento até aos 18 graus, os técnicos da Square Trade “verificaram que o iPhone 6S teve resultados idênticos ao iPhone 6”, mas foi o Note5 quem “teve o melhor desempenho”.

“Apedar do Galaxy Note5 ter sido o mais fácil a partir-se quando caía, obteve a maior pontuação na durabilidade da temperatura”, destacou a empresa: “A zero graus, o Note5 durou quase duas horas, o iPhone 6S Plus durou pouco mais do que uma hora e o 6S apenas meia hora”.

Sendo os Iphones “mais avançados de sempre”, como apresentou a Apple, continuam “à mercê dos mais comuns de todos os problemas”, como uma queda acidental numa superfície dura.

O lado bom é que os dois fabricantes “responderam ao ‘bendgate’ com melhorias significativas nos três telemóveis que testámos”, o que é “uma ótima notícia para os consumidores”.

Na classificação final, o Galaxy Note5 e o iPhone 6S Plus empataram nos cinco pontos (risco médio), mais meio valor do que o iPhone 6S, numa escala de um a dez.

Em destaque

Subir