Tecnologia

Os iPad são as vítimas do sucesso dos iPhone 6

iphone 6 O iPhone 6 e o iPhone 6 Plus estão a ser um sucesso de vendas, mas a Apple tem poucas razões para sorrir. O triunfo dos novos telemóveis está a ser feito à custa dos iPad Air 2 e iPad Mini 3, cujas vendas têm vindo a cair a pique.

A Apple tem registado um aumento das vendas nos telemóveis, mas esse desempenho está a ser feito à custa de outros dispositivos da marca.

Em causa está o lançamento das novas versões do smartphone da maçã, o iPhone 6 e o iPhone 6 Plus.

Desde setembro que as reservas e as vendas destes telemóveis estão a superar as previsões iniciais, tendo mesmo batido alguns recordes históricos.

Contudo, esse sucesso está a ser feito à custa de outros dispositivos da Apple, nomeadamente os iPad Air 2 e iPad Mini 3.

De acordo com um relatório da Compare My Mobile, cerca de 12 por cento dos utilizadores de iPad estão a tentar vender os tablets para, com mais algum dinheiro, poderem comprar um dos novos iPhone.

Ming Chi Kuo, analista da KGI Securities, antecipa mesmo uma queda de 40 por cento na venda dos iPad ao longo do primeiro semestre do próximo ano.

Kuo aponta a saturação do mercado de tablets e a falta de novidades generalizada (no próprio hardware e no software, como atualizações para o sistema operativo) como o principal motivo para a ‘troca’ de iPads por iPhones.

A própria Apple terá dado um ‘tiro no pé’ ao aumentar o visor do iPhone, que ficou bastante mais semelhante a um tablet.

Ainda assim, nota o Business Insider, a marca da maçã continua a liderar, com incontestável vantagem, o mercado dos tablets. E assim deve continuar porque não estão a perder clientes para a concorrência, mas sim para outro dispositivo da própria marca.

Em destaque

Subir