Insólito

Os homens têm direito a uninar de pé: é ‘lei’ na Alemanha

urinar pe O direito a urinar de pé foi decidido por um tribunal alemão, no caso de um senhorio que acusava o inquilino de provocar danos no chão da habitação, por não se sentar para urinar. O juiz deu razão ao inquilino e concedeu-lhe o direito de urinar em pé. Porquê? Nada o impede, na lei, e os homens não podem ser causados pelos efeitos desse comportamento.

O caso do senhorio que colocou o inquilino no tribunal por este urinar de pé já tem sentença, conhecida nesta quinta-feira, ditada pelo juiz Stefan Hank, da cidade de Düsseldorf.

Em causa estavam danos provocados no chão (de mármore) de uma casa de banho da habitação, resultantes do facto de o inquilino ter o hábito de não se sentar para urinar.

Para o senhorio, havia um comportamento negligente e mau uso da casa de banho, o que resultou num dano. Assim, reteve uma verba que deveria entregar ao inquilino, como forma de ser ressarcido.

O ‘réu’ não gostou e o caso foi mesmo parar à justiça alemã. E a decisão do senhorio acaba por surpreender, não pelo simples facto de ilibar o homem que urina de pé, mas pelas fundamentações da sentença.

Em primeiro lugar, porque não existia na casa de banho qualquer proibição de urinar de pé – na Alemanha, esta matéria suscita medidas desse género em casas de banho públicas, pelo que o assunto não está desregulado.

Acresce que, na mesma Alemanha, os homens que urinam sentados são alvo de alguma chacota, porque esse comportamento é considerado pouco masculino. Apesar de tudo, quem urina sentado está em maioria, naquele país.

O juiz suportou também a sentença no facto de os homens não deverem ser culpados pelos danos que urinar de pé provocam. É um direito que lhes assiste… Para o bem e para o mal.

Em destaque

Subir