Mundo

Os homens precisam de noites de copos sem as mulheres, conclui estudo

Amigos_Cerveja_Bar_900É a notícia nenhuma esposa quereria ouvir: cientistas alemães provaram que os homens precisam de uma boa noite de copos com os amigos. Sem elas…

O estudo, publicado na revista PNAS, comprovou que os homens sofrem menos ansiedade quando estão grupo com amigos, fora do seio familiar.

Uma equipa de investigadores de Universidade da Alemanha de Gottingen, na Alemanha, sustenta que é bom para a saúde dos homens ter um tempo de ligação só com os amigos, em ambiente de descontração.

De acordo com esa pesquisa, manter este hábito permite reduzir os níveis de stress, de forma mais vincada do que se passar a noite sempre com a sua mulher, ou num ambiente familiar.

Os investigadores analisaram um macaco cuja espécie tem um comportamento social extremamente semelhante ao homem humano.

E comprovaram que os níveis de stress aumentaram quando macacos machos estavam com o seu parceiro, ou outros membros da família. Mas quando eles estavam em grupo com outros homens, estavam muito mais relaxados.

Os investigadores descobriram ainda que algumas doenças relacionadas com o stress ou com a ansiedade só foram detetadas entre as fêmeas, ou entre os casais.

Os cientistas observaram ainda uma questão muito curiosa, entre os macacos machos. Quando reunidos sem mulheres, eles cuidam-se mutuamente – observam as costas do seu semelhante, retiram pulgas ou insetos, manifestando preocupação com o amigo.

Christopher Young, investigador da Primate Social Evolution Group, daquela universidade, destaca outros detalhes, no que diz respeito aos comportamentos do machos.

“Quando os primatas estão em grupos de machos, eles lutam ferozmente, para conseguir conquistar a fêmea. No entanto, quando estão apenas com outros do seu género, em ambiente de amizade, desenvolvem relações amistosas”, explica.

Os macacos machos criam “laços sociais muito semelhantes às amizades humanas que os protegem dos elementos de ansiedade com que lidam diariamente”.

Estes comportamentos são iguais nos seres humanos. E é por isso que uma boa noite de copos com os amigos (os amigos homens) são essenciais para a saúde masculina, de acordo com estes cientistas.

Em destaque

Subir