Nas Notícias

Os donos do 25 de Abril

Abordo pela segunda vez o 25 de Abril no espaço de uma semana. Estou certo que o leitor já teve a sua dose de 25 de Abril nos últimos dias já que, como tem de ser, as televisões desdobraram-se em reportagens, notícias e documentários sobre os 41 anos de uma data histórica para o nosso país.

Como disse no anterior artigo, o 25 de Abril está feito. Porém, muitos continuam a maltratar o 25 de Abril afirmando que vivemos num país no qual os ideais de Abril estão ainda por cumprir. Perdoem-me se estiver enganado mas, creio, os ideais do 25 de Abril estavam assentes em “três D’s”. Democratizar, Desenvolver e Descolonizar. Conclusões?

Que grande 25 de Abril que tivemos! Conseguimos democratizar escapando às garras da esquerda e direita radicais, conseguimos desenvolver, pois hoje somos um país muito melhor que o de 1974 e conseguimos descolonizar. Se a descolonização foi bem ou mal feita é algo que pode ser discutido, contudo, foi uma realidade!

Estes são os ideais de Abril e foram plenamente cumpridos. É uma pena, é realmente uma pena que muitos digam que o 25 de Abril está ainda por cumprir. Que 25 de Abril está por cumprir? O do pré-25 de Novembro? O da Reforma Agrária? O 25 de Abril das arbitrariedades? O 25 de Abril da extrema esquerda? Se é esse o 25 de Abril que está por cumprir desde já digo que o dispenso. Felizmente temos um regime democrático que funciona, no qual os cidadãos são livres de manifestarem opiniões, temos hoje uma democracia plena, à semelhança dos países mais desenvolvidos da Europa e um conjunto de valores dos quais devemos ter um orgulho imenso.

A esquerda nacional tomou o 25 de Abril como sua propriedade. Esses padalinos da liberdade têm uma certa dificuldade em acreditar que fora da sua esfera de pensamento existam pessoas que acreditem tão ou mais nos ideais de Abril que estes. Os “donos do 25 de Abril”, com o seu discurso demagógico, desatam a apelidar de “fascistas” todos aqueles que não pensam da mesma forma que estes. É esta a liberdade que os “donos do 25 de Abril” desejam? Saberão os “donos do 25 de Abril” o que é o fascismo sequer? A maioria não sabe, tampouco se esforça por saber.

Os “paladinos da liberdade e da tolerância” só são paladinos da liberdade e tolerância quando as opiniões dos outros convergem com as suas opiniões sendo que, quando tal não acontece, o lápis azul da censura está bem activo e é usado vezes sem conta.

Em destaque

Subir