TV

Os carros do Google sofreram 11 acidentes, em seis anos, sem terem condutor

Há seis anos que o Google está a testar os carros sem condutores e, segundo o gigante da tecnologia, foram registados apenas 11 pequenos acidentes, em 2,7 milhões de quilómetros percorridos. O diretor do projeto assegura que a culpa foi sempre dos veículos com condutor.

Chris Urmson, o diretor do programa de veículo com condução automática do Google (ou, de forma mais genérica, o carro sem condutor), avançou esta semana um balanço dos testes: seis anos de duração, 2,7 milhões de quilómetros percorridos e 11 acidentes, todos ligeiros.

O responsável foi ainda mais longe e, depois de garantir que os 11 acidentes terão sido apenas uns ‘toques’, foram todos provocados pelos condutores e não pelo protótipo do Google.

“Se estiveres muito tempo na estrada acontecem acidentes, tanto num veículo convencional como naqueles que são ‘conduzidos’ automaticamente. Em seis anos de testes, tivemos 11 pequenos acidentes em mais de 2,7 milhões de quilómetros percorridos”, resumiu Urmson.

Logo de seguida, o responsável apontou o dedo a manobras feitas por outros condutores: “Em nenhum dos casos o acidente foi provocado pelo automóvel sem condutor”.

Os resultados destes seis anos de testes, realizados na Califórnia, mostram que o veículo com condução automática provou ter “segurança” para circular na via pública em todos os estados: o problema é que a lei federal dos EUA não contempla sequer a possibilidade de uma viatura circular sem condutor.

O projeto foi iniciado em 2009 e nos últimos dois anos tem incidido na fase de testes nas ruas de Mountain View, onde se encontra a sede do Google.

A frota de testes é composta por cerca de 20 Lexus RX450h, equipados com sensores e capazes de guardarem imagens tridimensionais dos percursos.

Em destaque

Subir