Nas Notícias

Os astronautas, após aviso de colisão, saem por uma hora da Estação Espacial

Os três astronautas em missão na Estação Espacial Internacional tiveram de sair, durante uma hora, para procurar refúgio numa nave de evacuação. Os destroços de um antigo satélite russo estavam em marcha de colisão com a Estação, a uma velocidade de 12,8 quilómetros por segundo.

Os três astronautas em missão que deixaram a Terra para cumprir uma missão na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla internacional) tiveram um momento de susto.

A ISS estava na iminência de ser abalroada por lixo espacial.

A agência espacial norte-americana detetou que os destroços de um antigo satélite meteorológico russo se estavam a aproximar perigosamente da estrutura.

A NASA deu então o alerta para uma eventual colisão, tanto mais que os detritos se aproximavam a uma velocidade de 12,8 quilómetros por segundo.

Scott Kelly (EUA), Mikhail Kornienko e Gennady Padalka (Rússsia) foram então instruídos a procuraram refúgio na Soyuz, a nave russa que está acoplada à ISS para permitir uma evacuação de emergência.

Foi apenas uma situação de protocolo, uma vez que os destroços passaram ao largo da ISS.

Cerca de uma hora depois, os astronautas foram autorizados a ‘regressar ao trabalho’.

“Os restos do satélite russo passaram ao largo da Estação Espacial Internacional de forma segura. Foi ordenado à tripulação o regresso à EEI”, publicou a NASA, no Twitter.

Ainda segundo a agência norte-americana, foi a quarta vez que este protocolo de prevenção foi ativado nos últimos 15 anos.

Segundo as estimativas da NASA, existem mais de 500 mil pedaços de lixo em órbita.

https://www.youtube.com/watch?v=7MfD0t1ZQxQ

Em destaque

Subir