Mundo

Os adolescentes acordam durante a noite para ir ao Facebook?

Um em cada cinco adolescentes interrompe o sono para visitar o Facebook, conclui um estudo do Instituto de Pesquisa Social e Económica de Wales, do Reino Unido.

É um dado revelador da dependência de alguns adolescentes, relativamente à rede social. Um em cada cinco acorda a meio da noite para ver o que se passa no Facebook ou noutras redes sociais, de acordo com uma pesquisa.

Este trabalho de investigação do Instituto de Pesquisa Social e Económica de Wales analisou adolescentes com idades entre 12 e 15 anos.

Outra conclusão perturbadora é o facto de cerca de um terço destas pessoas não o fazem esporadicamente, mas adotaram esse hábito, que cumprem mais do que uma vez por semana.

Quando acedem ao Facebook, vão sobretudo verificar se têm novas mensagens e para enviar mensagens. Ou seja, a forma mais privada de utilização da rede social.

Kimberly Horton, investigador do instituto que realizou este estudo, alerta para os perigos deste hábito e para a necessidade de “desenvolver períodos de sono regulares, sem interrupções”.

Este mau hábito de perturbar o sono (por culpa das redes sociais ou não) tem repercussões em toda a saúde e no processo de educação e desenvolvimento.

Em destaque

Subir