Nas Notícias

Os 10 Políticos que mudaram as nossas vidas para sempre! – Parte I

Esta lista, será sempre alvo de contestação, pelo simples facto de ser um registo de opinião, e não uma escala cientifica. De qualquer forma, a ordem em que estas personalidades se encontram nesta lista, não representa maior ou menor importância.

1. Winston Leonard Spencer Churchill:

Sir-Winston-ChurchillOra bem, Churchill, como começar por descrever aquele que, na minha opinião, foi o homem que nos salvou a todos de falarmos alemão, e não dizer o nome de um certo homem como se de Deus se tratasse. É verdade, Churchill desde os primeiros tempos da Alemanha Nazi que afirmava que Hitler não era de confiança, e que a Europa dormia enquanto a Alemanha se armava, pois bem tinha razão. E como ninguém lhe deu ouvidos, quase que foi tarde de mais, e sem a ajuda Americana, todas as potências Europeias tinham capitulado, uma a uma. Churchill foi um homem de «Sangue, Suor e Lagrimas!». De salientar que Winston foi também prémio Nobel da Literatura em 1953, tendo escrito várias obras, que hoje em dia podem facilmente ser encontradas.

President-John-F-Kennedy2. John Fitzgerald Kennedy:

«Em primeiro lugar, eu acredito que esta nação deve se comprometer consigo mesma a atingir o objetivo de: antes que esta década termine, fazer pousar um homem na Lua e trazê-lo de volta à Terra a salvo. Nenhum outro projeto espacial nesse período vai ter mais impacto para a humanidade, ou ser mais importante para a exploração do espaço profundo; e nenhum outro vai ser tão difícil ou tão dispendioso para ser atingido».
Kennedy, em 25 de maio de 1961.

Foi pela voz de JFK que o mundo ficou a saber que os Estados Unidos da América apontavam ao Espaço! Infelizmente, assassinado em 22 de novembro de1963, com 46 anos, nunca chegou a ver os resultados dos 25 Biliões que pediu ao congresso para o projeto que levaria o Homem à Lua, Programa Apolo. Kennedy tem tudo para ser relembrado, um estilo irreverente, uma estatura física e expressão facial que fica congelada nos olhos de quem a observa, uma retórica bastante boa, uma capacidade de liderança acima da média, e um gabinete que funcionava como nenhum outro até então. Kennedy criou uma estrutura de poder incrível na Casa Branca, o presidente falava diretamente com quem quisesse chamar à atenção ou pedir um favor especifico.

nelson-mandela-thumb3. Nelson Rolihlahla Mandela:

Presidente, advogado, líder rebelde, visionário, ícone, um verdadeiro símbolo do que significa igualdade e liberdade. Mandela recebeu o Prêmio Nobel da Paz de 1993. Preso por inúmeras vezes, nunca desistiu da sua visão de um país dividido pelos anos e preconceitos, em que todos os bens e serviços eram divididos consoante a raça.

Madiba, como ficou também conhecido, mostrou ao mundo que nada é impossível, e que com persistência tudo é possível e alcançável, que por mais anos que se demore, conseguimos sempre dar a volta, Mandela uma vez afirmou, não por estas palavras, que quando pensarmos que não vamos ser capaz de alguma coisa, que imaginemos um homem e um mosquito, o homem facilmente mata o mosquito, mas se os metermos num quarto as escuras, veremos quem manterá o outro acordado.

Esta ‘frase’ poderia facilmente ‘resumir’ a luta de Mandela, inteligência, perspicácia e devoção a uma causa.

Joseph Stalin 19494. Josef Vissarionovitch Stalin – (Ou em Russo) Иосиф Виссарионович Сталин:

Nasceu em 1879, o homem que ficaria conhecido na história por Estaline, nome que ele próprio atribui, que significava Homem de Aço. Proveniente da Georgia, à data, pertencente ao Império Russo, Estaline trepou pelas bases do partido até chegar a uma posição de destaque e eliminar um a um os seus opositores, teve sorte na morte de Lenine, um dia antes de Trótky o desmascarar perante todo o partido, com uma carta que Lenine escreveu para esse efeito mas antes que o pudesse fazer Estaline tratou de o silenciar.

Estaline, sempre se manteve fiel às suas paranoias e ideias, primeiro ‘uniu-se’ com Hitler, não sendo obviamente ingénuo ao ponto de achar que este não se viraria contra si, e depois quando se apercebeu que estava perto de acontecer essa mesma reviravolta, atacou com tudo o que tinha. Quando tudo parecia perdido para a URSS, conseguiu num esforço sobre humano a nível nacional, empurrar os Nazis até Berlim, sem os Americanos os Aliados não teriam ganho a guerra, mas sem a iniciativa da URSS também não.

Mas falado assim até parece bom, a verdade é que as estimativas indicam que Estaline mandou matar mais de 15Milhões de pessoas, cerca do dobro das mesmas estimativas relativamente a Hitler.

Deu o mote para a ‘Cortina de Ferro’, e morreu antes de ter de lidar com toda a pressão a que levou o mundo, pouco tempo depois da sua morte, a grande dicotomia capitalismo/comunismo, e a ameaça nuclear que durante tanto tempo, assustou todos os cantos e recantos deste mundo. A existência de Estaline no séc:XX continua a fazer-se sentir no mundo.

bismarck5. Otto Eduard Leopold von Bismarck-Schönhausen:

Bismarck ficou conhecido como o Napoleão da Alemanha. Foi o principal responsável pela unificação da mesma e as guerras que o tornaram possível. Foi denominado durante a sua vida como o Chanceler de Ferro, pela sua postura gélida e decidida, Bismarck não hesitava, agia.

Bismarck, impulsionou o Estado-Providência, ou seja, a forma como hoje em dia o ocidente vê o Estado-Providência em muito vai beber ao estado de bem-estar social de Bismarck, a segurança social por exemplo é um verdadeiro coelho da cartola do Chanceler de Ferro.

Para além desta novidade, no sec:XX, Bismarck marcou toda a história do mundo, e seguramente não só até hoje mas durante uns bons séculos vindouros pelo menos, com a criação do Estado Nação da Alemanha. Uma Alemanha que em menos de 100 anos, vai originar duas guerras mundiais, e se vai reerguer duas vezes, sendo que ao fim de uma duas décadas após cada um desses períodos negativos, aparece novamente como uma grande potência económica.

Para a semana a parte II, dos 10 Políticos que mudaram as nossas vidas para sempre!

Em destaque

Subir