Nas Notícias

Os 10 Políticos que mudaram as nossas vidas para sempre! – Parte 2

Adolf-Hitler6. Adolf Hitler

No dia 20 de abril de 1889, em Braunau am Inn, no Norte da Áustria nascia uma criança, que uns anos mais tarde iria ser vista aos olhos do mundo como um monstro, mas antes iria ser apelidado de Führer.

Porque é que um homem assim, conseguiu influenciar o mundo em que vivemos e conhecemos para sempre? Uniu um país que se encontrava ‘dividido’, pobre, endividado, faminto, que sonhava com um salvador, alguém que aparecesse, prometesse e cumprisse, ‘o homem sonha a obra nasce’ já dizia o poeta. Hitler conquistou praticamente a Europa inteira, e o Norte de África esteve também sobre ‘presença’ alemã.

Mas não foi só por isto, foi o que levou a isto, Hitler foi apenas a faísca que fez com que um país inteiro abraçasse uma causa, assim se criou o Nazismo. Uma mancha que nunca conseguiremos apagar da nossa história, e que infelizmente e derivado à natureza cíclica que a história tem, nos vai continuar a visitar mais cedo ou mais tarde.

Ainda hoje os seus escritos são proibidos em muitos países, o seu nome faz tremer muitos, os seus discursos arrepiam pelo bem ou pelo mal os que os ouvem, e o mito continua presente na nossa sabedoria e nas nossas memórias! E é por isto que Hitler é na minha opinião um dos 10 políticos que influenciaram as nossas vidas para sempre!

margaret-thatcher-47. Margaret Hilda Thatcher:

O nome de Thatcher esta novamente na moda, falar de Neoliberalismo sem falar de Thatcher simplesmente já não acontece.

A aplicação dessa mesma teoria durante a sua governação marcou a política dos últimos anos, e há até quem defenda que a crise que vivemos neste momento um pouco por todo o mundo, é uma consequência não só das políticas de Thatcher mas de quem em governos por todo o mundo seguiu o seu modelo económico.

A sua vida política, e não só, foi como a de todas as grandes personalidades da nossa história, envolvida em críticas ora boas ora más, e mesmo no seu funeral, teve manifestações de apoiantes e de quem sempre esteve contra ela e as suas políticas.

Bill-clinton8. William Jefferson Blythe III – Bill Clinton:

Falar de Thatcher sem falar de Reagan é um crime, mas não falar de Clinton depois de Thatcher seria um crime ainda maior! Clinton foi o oposto de Reagan no governo americano, e Reagan foi ‘a’ Thatcher americana. Clinton limpou todas as políticas deficitárias do neoliberalismo, e tentou ao máximo que as políticas sociais que o neoliberalismo sacode com toda a força voltassem a favorecer e a melhorar o nível de vida dos americanos mais carenciados.

Clinton é hoje em dia um dos políticos, talvez em background, mais influentes e de opinião mais decisiva no mundo inteiro.

É um ícone e será sempre Clinton, Clinton simpático e acessível, Clinton preocupado, Clinton filantropo, Clinton ativista pelos direitos do homem e o primeiro a apoiar quem precisa ou uma causa nobre como fez no caso do Haiti em 2010. No fundo Clinton representa o sucesso da esquerda e provavelmente um dos mais recentes e um dos melhores!

salazar-mussolini9. António de Oliveira Salazar:

Salazar, ora bem obviamente que aqui vamos falar mais a nível nacional do que internacional, mas atenção não podemos dizer que Salazar não teve o seu contributo no decorrer de decisões e rumos importantes a nível mundial, durante a segunda guerra mundial por exemplo, vendia volfrâmio aos dois lados, importante no fabrico de material bélico, e ainda através de um esquema com o III Reich recebia ouro, roubado aos países invadidos, para o cunhar com o símbolo nazi.

Salazar foi no fundo um verdadeiro atraso para o país que teve de esperar por 1974 para se desenvolver, com quase 4 décadas de atraso. Obviamente que Salazar não prejudicou só o país, também fez coisas que até hoje mais ninguém conseguiu fazer, equilibrar as contas publicas, domesticar o que sai da boca dos seus ministros, e manter equilibrado o país, sem grandes tumultos ou desestabilizadores, onde entraria uma troika em Portugal com Salazar? Simples, não entrava.

Mas a que preço fez Salazar coisas boas para Portugal? Ao preço da liberdade.

De qualquer forma, é uma figura incontornável no nosso país, representa 40 anos da nossa história, e provavelmente sem ele Portugal não seria o país que conhecemos hoje, poderia ser melhor, mas também poderia ser pior. Salazar é também uma página da história de Portugal, daí merecer um lugar nesta lista de nomes tão curta.

Barack-Obama210. Barack Hussein Obama II:

Como começar? Para a minha geração é uma figura que nunca esqueceremos, foi a primeira grande figura que vimos nascer, e principalmente, ser eleito. Algo a geração mais jovem, se pode dar ao luxo de dizer, porque no fundo 50 anos antes de termos nascido as grandes figuras apareciam de conflitos armados, revoluções sangrentas ou de assassinatos imprevisíveis.

Obama representa a ideia de que tudo é possível, o primeiro presidente negro dos EUA, o presidente que defende o fim da política de polícia do mundo, e de prisões de tortura acabarem, ser eleito não era propriamente algo que o mundo esperasse.

De qualquer forma, Obama é confiança, segurança, paz, dialogo, diplomacia, acessibilidade, família e descontração. É mais que o presidente da maior potência mundial é um diplomata do mundo, diplomata pela liberdade e igualdade.

Não mudou as nossas vidas, mas mudou por pouco que seja a nossa maneira de vermos os EUA, e essa é também uma das maneiras como vemos o mundo. De qualquer forma Obama irá ter o seu lugar na história, ainda mais vincado do que tem hoje!

Em destaque

Subir