Nas Notícias

Orla costeira tem mais de 800 casas que o ministro quer demolidas

j moreira silva 210orla costeiraHá 835 casas ilegais na ordem costeira que, segundo o ministro do Ordenamento do Território, têm de ser demolidas. As primeiras a virem abaixo estão em São Bartolomeu do Mar, no concelho de Esposende. O Governo vai disponibilizar 16,6 milhões de euros para a operação.

Um dia a casa vem abaixo e, para o ministro do Ambiente e do Ordenamento do Território, esse dia tem que ser durante este ano. Hoje, no Parlamento, Jorge Moreira da Silva anunciou que, entre as instalações ilegais em plena orla costeira, há 835 que vão ser demolidas durante 2014.

Em audição na Comissão Parlamentar do Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local, o governante acrescentou que está prevista uma verba de 16,6 milhões de euros para suportar a operação.

As demolições deverão começar “em maio ou em junho”, revelou Moreira da Silva, com a primeira intervenção agendada para as praias de São Bartolomeu do Mar, no concelho de Esposende.

Nesta zona, segundo o ministro, há 27 casas ilegais para demolir, mas só irão abaixo depois dos moradores serem realojados.

O governante insistiu que o processo só avançará depois de os moradores serem realojados e que, terminado esse plano, sucedem-se as demolições de habitações secundárias.

Em destaque

Subir