Ralis

Ordens de equipa deverão garantir vitória a Loeb no Rali da Argentina

Loeb2Embora a diferença que separa os dois pilotos da Citroën no comando do Rali da Argentina não tenha aumentado significativamente no decorrer da segunda etapa, a verdade é que a equipa francesa decidiu que Sebastien Loeb deveria ter um último dia de prova tranquilo, em função da confortável vantagem que os dois carros da marca têm para a restante concorrência.

Se é verdade que o campeão do Mundo conseguiu ganhar alguns segundos ao seu companheiro de equipa, a verdade é que nos troços da prova sul-americana Mikko Hirvonen se sentiu bastante à vontade com o DS3 WRC e deu luta a Loeb, terminando a tirada a menos de oito segundos do gaulês.

E se Dani Sordo foi sempre o piloto que mais se aproximou dos homens da Citroën, um furo na 11.ª especial fez o espanhol ficar ainda mais distante de Loeb e Hirvonen, e fazer a Citroën implementar ordens para o finlandês não atacar o francês na derradeira etapa.

Sem o concurso de Petter Solberg, que depois da saída de estrada do primeiro dia, a Ford apenas pediu para Sordo garantir a terceira posição e cumprir a tarefa de que foi incumbido quando foi convidado para correr na Argentina substituindo o lesionado Jari-Matti Latvala.

A tarefa do espanhol não deve ser complicada, já que na quarta posição Mads Ostberg está a mais de um minuto, e já só pensa em ser o melhor dos pilotos semi-oficiais. Algo que bem cedo deixou de estar nos planos de Nasser Al-Attiyah, embora nesta segunda etapa o piloto do Qatar tenha sido obrigado a abandonar com a suspensão do seu Citroën partida.

Quem também não teve um dia fácil foi Armindo Araújo. O piloto português continuou a padecer de problemas de motor no seu Mini, pelo que não conseguiu acompanhar o ritmo de Thierry Neuville, terminando a tirada na nona posição, mas agora seriamente ameaçada por Solberg.

O norueguês, que voltou à prova mercê do sistema super rali, iniciou a etapa ao ataque, procurando limitar os estragos dos problemas da véspera, e terminou o dia no top dez, a somente sete décimas de roubar a nona posição a Armindo. O que deverá conseguir sem muita dificuldade na super-especial que encerra esta segunda etapa.

Destaque ainda para a oficialização da vitória de Ostberg no Rali de Portugal, depois da Federação Internacional do Automóvel confirmar que o turbo do Citroën de Hirvonen estava ilegal na prova lusitana do Campeonato do Mundo.

Classificação após a 12ª especial

1.º Sebastien Loeb/Daniel Elena (Citroën DS3 WRC) 3h52m45.7s
2.º Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen (Citroën DS3 WRC) +7.8s
3.º Dani Sordo/Carlos del Barrio (Ford Fiesta WRC) +1m48,3s
4.º Mads Ostberg/Ola Floene (Ford Fiesta WRC) +2m55,5s
5.º Martin Prokop/Martin Hrúza (Ford Fiesta WRC) +9m16,0s
6.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Skoda Fabia S2000) +10m20,1s
7.º Andreas Mikkelsen/Jonas Andersson (Skoda Fabia S2000) +10m25,9s
8.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Citroën DS3 WRC) +11m53,7s
9.º Armindo Araújo/Miguel Ramalho (Mini JWC WRC) +14m09,3s
10.º Petter Solberg/Chris Patterson (Ford Fiesta WRC) +14m09,9s

Em destaque

Subir