Economia

Ordenado “desvantajoso” do presidente da RTP chega aos 10 mil euros

rtp_estudios

Ao presidir à RTP, Gonçalo Reis aceitou receber um ordenado “desvantajoso em termos financeiros”, mas que é superior ao que ganhava Alberto da Ponte. O Diário da República revela hoje o montante: por mês, o salário chega aos 10 mil euros.

O novo presidente do conselho de administração da RTP pediu e a ministra das Finanças aceitou. Hoje, o Diário da República confirmou: Gonçalo Reis vai ganhar mais do que o primeiro-ministro, tal como o vogal da administração, Nuno Artur Silva.

De acordo com a informação hoje publicada, as Finanças aceitaram o regime de excepção previsto no Estatuto do Gestor Público.

Isto significa que Gonçalo Reis vai ganhar bem mais do que o antecessor: Alberto da Ponte, que tinha abdicado do mesmo regime, passou a ganhar (desde 2013) 7665,60 euros por mês.

Um valor semelhante ao que vai ser auferido por Nuno Artur Silva: são 7390,29 euros por mês, isto sem despesas de representação.

Na administração anterior, cada um dos dois vogais auferia uma remuneração mensal de 6132,50 euros.

Numa entrevista ao Jornal de Negócios, Gonçalo Reis revelou que o novo ordenado é “desvantajoso em termos financeiros”, lembrando que no setor privado ganhava bem mais.

“O convite que recebi é desafiante em termos de gestão, mas desvantajoso em termos económicos face à minha situação no setor privado, pois o tecto atribuído é bastante inferior à remuneração que vinha auferindo”, explicou.

Em destaque

Subir