Nas Notícias

Ordem dos Médicos Dentistas expulsa diretor-clínico da Dental Group

dentistaOrdem dos Médicos Dentistas (OMD) expulsa diretor-clínico da Dental Group, Adriano Lívio de Castro. A deliberação do Conselho Deontológico e de Disciplina resultou na medida mais grave prevista no código da profissão, em consequência de infrações graves, como tratamentos dentários por profissionais não habilitados, uso de dispositivos médicos ilegais e uso de medicamentos fora de prazo.

A rede de clínicas Dental Group foi alvo de uma ação de fiscalização, em setembro do ano passado, por parte da Entidade Reguladora da Saúde e do Serviço de Estrangeiros e Fonteiras, com a colaboração da OMD.

Durante a ação, foram detetadas irregularidades graves que levaram ao encerramento imediato das clínicas Dental Group. Na sequência desta ação, o Conselho Deontológico de Disciplina da OMD abriu um processo disciplinar contra o diretor clínico do Dental Group.

Segundo um comunicado enviado às redações, entre as irregularidades detetadas estão “material não embalado, medicamentos e produtos fora de prazo, deficiências na cadeia de esterilização, a que acresce ainda a realização de tratamentos dentários por profissionais não habilitados para o efeito em todas as clínicas do grupo”.

Foi detetado ainda o fabrico e a realização de tratamentos com dispositivos médicos ilegais (implantes dentários), sem critério de segurança e qualidade, “num espírito claramente clandestino”. Concluiu-se também que “ficou patente a falta de continuidade de assistência médica aos utentes em certas clínicas Dental Group”.

O Bastonário da OMD afirma que, “tendo-se comprovado as mais graves irregularidades no exercício da profissão, não restava alternativa à Ordem dos Médicos Dentistas, que não a expulsão e a consequente inibição do exercício de atividade”.

Orlando Monteiro da Silva assegura que a OMD “vai continuar firmemente a pugnar pela ética e dignidade do exercício da profissão em defesa da Saúde Pública”.

Em destaque

Subir