Nas Notícias

“Orçamento eleitoralista? O ministro das Finanças não participa nesse debate”, diz Centeno

O ministro das Finanças, Mário Centeno, concluiu a conferência de imprensa de apresentação do Orçamento de Estado refutando entrar na análise política do documento. Confrontado com a ideia de que esta proposta ser eleitoralista, Centeno deixou que o debate seja feito pelos politólogos.

É o próximo Orçamento de Estado o último de Mário Centeno? O titular da pasta das finanças fintou a pergunta, assim como o fez em relação a uma questão de uma jornalista, que quis saber se a proposta do Governo é eleitoralista.

Em causa, medidas como o aumento dos salários na função pública, por exemplo.

“Orçamento eleitoralista? O ministro das Finanças não participa nesse debate”, reagiu.

A proposta de Lei do OE2019, aprovada pelo Governo no sábado, foi entregue hoje à noite no parlamento, onde será discutida e votada na generalidade a 29 e 30 de outubro. A votação final global está agendada para 29 de novembro.

Na proposta, o Governo estima um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,2 por cento no próximo ano, uma taxa de desemprego de 6,3 por cento e uma redução da dívida pública para 118,5 por cento do PIB.

O executivo mantém a estimativa de défice orçamental de 0,2 por cento do PIB no próximo ano e de 0,7 por cento do PIB este ano.

Em destaque

Subir