Nas Notícias

Orçamento dos Açores para 2020 é de 1,8 mil ME e objetivo é fortalecer região

O Orçamento dos Açores para 2020, hoje entregue na Assembleia Legislativa Regional, tem um valor global de 1.812 milhões de euros e pretende ser um guia para o fortalecimento da economia e a criação de emprego.

No documento entregue ao parlamento açoriano, é referido que dos 1.812 milhões de euros, 207 milhões de euros dizem respeito a operações extra-orçamentais e 558 milhões de euros são adjudicados às despesas do Plano.

Contemplando um investimento público de 816,4 milhões de euros, dos quais os referidos 558 são da responsabilidade direta do Governo Regional, estes documentos preveem, para 2020, um crescimento do investimento total de cerca de 51 milhões euros e um aumento no investimento direto no valor de 44,8 milhões de euros, na comparação com 2019.

Ao longo dos textos que acompanham o Plano e Orçamento, é referido pelo executivo regional que os Açores são uma região de “oportunidades”, sendo necessário contudo “consolidar e fortalecer” o tecido económico regional.

Nesse sentido, o executivo, liderado pelo socialista Vasco Cordeiro, compromete-se a “aproveitar de forma eficiente” as dotações ainda ao dispor no atual quadro comunitário, para “para criar mais riqueza e mais e melhor emprego”.

Haverá, ainda a nível comunitário, um “reinvindicar”, por exemplo, da “manutenção de sistemas de incentivo ao investimento” e das taxas atuais de cofinanciamento.

As propostas de Plano e Orçamento para 2019 serão discutidas e votadas no final de novembro em plenário do parlamento dos Açores, onde o PS tem maioria absoluta.

Em destaque

Subir