Mundo

Opositor do Zimbabué libertado após breve detenção na fronteira com a Zâmbia

O líder da oposição do Zimbabué Tendai Biti foi libertado hoje pelas autoridades após ter sido brevemente detido na fronteira com a Zâmbia, país no qual se encontra atualmente, de acordo com um advogado ligado à oposição.

O advogado Denford Halimani disse que os detalhes sobre as circunstâncias da libertação de Biti não estão claras, mas confirmou que o dirigente da oposição está em solo zambiano e que pediu asilo “com urgência”.

Não houve ainda comentários da polícia do Zimbabué sobre este caso em particular.

O dirigente da oposição Tendai Biti foi detido na fronteira com a Zâmbia hoje de manhã.

Figura importante da oposição e ex-ministro das Finanças do Governo de Unidade Nacional (2009-2013), Tendai Biti é procurado pela justiça sob a acusação de incitar à violência, segundo o jornal pró-governamental The Chronicle.

Biti declarou antes do anúncio oficial dos resultados da comissão eleitoral que Nelson Chamisa, o candidato do MDC, havia ganhado a eleição “para além de qualquer dúvida razoável”.

A comissão eleitoral proclamou a vitória do atual Presidente, Emmerson Mnangagwa – ex-braço-direito do antigo chefe de Estado Robert Mugabe, que foi forçado a deixar o poder pelo exército em novembro depois de 37 anos no poder – com uma votação de 50,8 por cento.

Segundo os resultados oficiais, Nelson Chamisa obteve 44,3 por cento dos votos, que, no mesmo dia da votação, rejeitou os números, os quais considerou “falsos e não verificados”.

Pelo menos seis pessoas morreram na repressão às manifestações de protesto contra os resultados das eleições presidenciais.

A Human Rights Watch (HRW) denunciou, na terça-feira, que as forças de segurança do Zimbabué intensificaram a repressão aos apoiantes da oposição, após os protestos da semana passada contra a alegada manipulação dos resultados das eleições.

Em destaque

Subir