Mundo

Oposição síria acusada pela Rússia da sabotagem do acordo de paz de Kofi Annan

koffi_annanO ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, acusa a oposição síria de ter sabotado o acordo de paz, intermediado por Kofi Annan, emissário da Liga Árabe e da ONU. Lavrov diz que a oposição queria recorrer ao “emprego da força”, para atingir os seus fins.

“Há muitos que gostariam que o plano de Annan não se realizasse, para poderem exigir o emprego de outros meios, pelos quais se tem em vista, antes de tudo, o emprego da força”, afirmou Serguei Lavrov, ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia.

De acordo com Lavrov, através dos órgãos de informação turcos e ocidentais são conhecidas cada vez mais provas de que a oposição síria tenta “provocar o reinício da violência para pôr fim ao cessar-fogo e, desse modo, ter motivo  para exigir o ‘funeral’ do plano Annan”.

Moscovo está preocupada com as infinitas tentativas de “privatização” do plano do enviado das Nações Unidas e da Liga Árabe, Kofi Annan, sublinhando que o grau do seu cumprimento só pode ser determinado pelo Conselho de Segurança da ONU.

“Quero frisar com toda a responsabilidade que o plano Annan foi totalmente  aprovado no Conselho de Segurança da ONU e só esse órgão tem poder para  avaliar o seu cumprimento”, afirmou Serguei Lavrov.

“Nós apelamos uma vez mais ao secretário-geral da ONU para não adiar mais a apresentação ao CS de propostas concretas sobre os parâmetros da  missão de observadores”, concluiu o ministro russo.

A ordem do cessar-fogo deu-se no passado dia 12. Segunda-feira, os primeiros observadores da ONU começaram a chegar, a fim de avaliarem o cumprimento do processo.

 

 

Em destaque

Subir