Nas Notícias

Operação Páscoa: Dois mortos e sete feridos no primeiro dia


Operação Páscoa regista dois mortos, sete feridos em estado grave e 82 feridos ligeiros no primeiro dia. As estradas portuguesas foram palco de cerca de 300 acidentes, em apenas 24 horas. Em comparação com o ano passado, há mais vítimas, ainda que as autoridades prefiram deixar o balanço para o final da operação.

A Operação Páscoa arrancou da pior maneira, já com dois mortos nas estradas portuguesas e sete feridos em estado grave – números que superam as primeiras 24 horas de 2010. O primeiro dia não augura avanços positivos, apesar de as autoridades não anteciparem balanços provisórios.

Há mais vítimas e acidentes do que em 2010, mas só no final desta ação de prevenção, levada a cabo por 1750 agentes da Guarda Nacional Republicana, serão feitos todos os balanços. No entanto, as duas vítimas mortais e os sete feridos graves estão a marcar as primeiras horas da operação.

Na origem da maioria dos acidentes está o excesso de velocidade, além de manobras perigosas, sobretudo ultrapassagens. Nesse sentido, as autoridades fazem um apelo aos condutores, para que respeitem os limites de circulação e adotem uma condução defensiva.

O mau tempo também não ajudou. As chuvas fortes que se fizeram sentir em todo o país pioraram as condições de visibilidade. A GNR, através do tenente-coronel Jorge Guedes, apela os condutores a ter em atenção os “fatores climatéricos, o estado do veículo, os itinerários” e todos os aspetos que possam influenciar a segurança.

Ao mesmo tempo, há que evitar “excesso de álcool” e conduzir com “fadiga”. A Operação Páscoa arrancou ontem, às 00h00, e decorre até às 24h00 de segunda-feira.

Em destaque

Subir