Apresentações/Novidades

Opel ataca segmento ‘premium’ com Insignia Grand Sport

opelinsigniagrandsport1

A Opel está determinada em incomodar o ‘stablishment’, e tentar a sua sorte em segmentos de mercado dominado pelos construtores ‘premium’. A prova disso é o novo Insignia Grand Sport. Um ‘hatchback’ cinco portas e cinco lugares que estreia a plataforma Epsilon 2 da General Motors.

Com estreia marcada para o Salão Automóvel de Genéve, este novo modelo da marca de Russelsheim estará à venda na próxima primavera e nada deve em dimensões, espaço a bordo e requinte em relação a rivais de marcas mais conceituadas.

Não é difícil perceber que este Insignia Grand Sport tenha muito espaço a bordo. Explora todas as capacidades da nova plataforma Epsilon 2, sendo maior 55 milímetros que o modelo que vai substituir – no total são 4,897 metros de comprimento.

Paralelamente a Opel dotou este seu novo ‘navio-almirante’ de materiais de grande qualidade, pois essa era uma das prioridades quando iniciou este projeto. Tal como um design apelativo, pois embora mantenha uma secção dianteira em perfeita sintonia com a atual gama da marca, junta-lhe um perfil mais moderno e que quase o confunde com alguns rivais dos construtores ‘premium’. Isto mantendo uma aerodinâmica eficiente – anunciando 0,26 de coeficiente de arrasto.

opelinsigniagrandsport3

A bordo, para além da qualidade percecionada, é prometido requinte e modernidade, destacando-se as funções ergonómicas dos bancos, com massagem e aquecimento dos lugares dianteiros, o sistema de conectividade OnStar com novas funções, info entretenimento que disponibiliza o Apple CarPlay e o Android Auto, o ‘hot-sport’ wi-fi ou o carregamento sem fios do telemóvel.

Em termos de ajuda à condução, destacam-se o ‘head up display (informação projetada para o pára-brisas à frente do condutor), regulador de velocidade adaptativo com radar, avisador de transposição involuntária de faixa de rodagem e manutenção da faixa de rodagem. Não faltam também a monitorização do tráfego, o sistema de luzes IntelliLux LED Matrix e câmara de 360 graus.

A maior distância entre eixos (aumentou 92 milímetros) permite oferecer mais 25 milímetros de espaço entre bancos, bem como uma bagageira com 490 litros de capacidade da bagageira, aumentada para 1450 litros com o rebatimento do banco traseiro.

Rebaixado 30 milímetros em relação ao seu antecessor, o Insigna Grand Sport é mais estável, também porque as vias foram aumentadas (1596 mm à frente e 1599 atrás), apesar da largura ter crescido apenas ligeiramente (1863 mm).

opelinisgniagrandsport2

Os 1400 quilos do conjunto foram tidos em conta quanto às motorizações escolhidas para este Opel. Quase todas são conhecidas, mas há uma novidade; o bloco em alumínio 1.5 litros a gasolina de 165 cv.

Mas o topo de gama é o 2.0 a gasolina de 250 cv, ao qual é acoplado uma caixa de seis velocidades automática de oito velocidades e que também está dotado de tração integral.

No entanto para o nosso mercado o mais provável é a procura de motorizações mais modestas e equipadas com caixas manuais de seis velocidades, como os blocos 1.6 e 2.0 turbo, com potências a partir dos 110 cv.

opelinisgniagrandsport4

Em destaque

Subir