Cultura

Onze músicas de Tony Carreira são plágio, acusa o Ministério Público

Tony Carreira e o compositor Ricardo Landum são acusados de plagiar músicas de autores estrangeiros. O intérprete de ‘Sonhos de Menino’, um dos temas que constam na acusação, está indiciado por 11 crimes de usurpação e 11 de contrafação.

Os rumores sobre a ‘coincidência’ de algumas canções de Tony Carreira com temas estrangeiros já são antigos, mas só agora é que o Ministério Público (MP) acusa o cantor, refere a agência Lusa, que alega ter tido acesso ao despacho.

Tony Carreira é acusado do plágio de ‘Depois de ti mais nada’, ‘Sonhos de menino’, ‘Se acordo e tu não estás eu morro’, ‘Adeus até um dia’, ‘Esta falta de ti’, ‘Já que te vais’, ‘Leva-me ao céu’, ‘Nas horas da dor’, ‘O anjo que era eu’, ‘Por ti’ e ‘Porque é que vens’.

“As obras descritas são exemplos da atividade ilícita do arguido Tony Carreira, o que resulta do confronto da obra genuína alheia com a obra supostamente criada pelo arguido, por vezes com a participação do arguido Ricardo Landum, sendo que tais obras foram analisadas através de perícia musical”, acusa o MP, salientando que os arguidos tem beneficiado “de composições musicais alheias e da sua matriz” desde 2012 e até ao presente, “introduzindo-lhes alterações e arranjos como se fossem suas e sem que com isso tenham criado obras distintas, genuínas e íntegras”.

“Os arguidos aproveitam a matriz de obras alheias, utilizando a mesma estrutura, melodia, harmonia, ritmo e orquestração e, por vezes, a própria letra de obras estrangeiras que traduzem, obtendo um trabalho que não é mais do que uma reprodução parcial do original, não obstante a introdução de modificações”, refere ainda o despacho.

Tony Carreira está acusado de 11 crimes de usurpação e 11 contrafação. O compositor Ricardo Landum responde por nove crimes de usurpação e por 9 de contrafação.

“Os arguidos publicaram e divulgaram trabalhos mesmo sabendo que se tratavam de meras reproduções, ainda que parciais, de obras alheias, sem individualidade própria, tendo representado a possibilidade de estarem a plagiar obras de outros artistas, e ainda assim conformaram-se com tal resultado”,insiste o MP.

Em 2013, face às suspeitas de plágio, Tony Carreira “chegou a acordo com certas entidades que reclamaram direitos” sobre três canções (‘Depois de ti mais nada’, ‘Se acordo e tu não estás em morro’ e ‘Sonhos de menino’) “e consequentemente assumiu a posição de adaptador ao invés de autor”, continua o despacho.

“Conhecedor da falta de consentimento para se apropriar de obras originais e de que apenas se limitou a modificar”, Tony Carreira foi à Sociedade Portuguesa de Autores e mudou a categoria (de autor para adaptador) nessas três músicas, depois de ser “confrontado com a inveracidade da autoria de trabalhos que havia registado anteriormente”

Tony Carreira “insiste em apresentar-se como autor” dos restantes oito temas, o que levou o Ministério Público a avançar com o processo, na sequência da queixa-crime apresentada pela Companhia Nacional de Música, “uma referência no mercado editorial”.

A Lusa refere que não conseguiu resposta aos contactos feitos junto dos representantes de Tony Carreira e da Companhia Nacional de Música.

Compare este ‘L’Idiot’, lançado por Herve Vilard em 1981, com os ‘Sonhos de Menino’:

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=X9MY23WGUGHO

Em destaque

Subir