Mundo

Onze jovens decapitados no México eram membros de gangues

mexico na rua Descoberta macabra das autoridades do México, que encontraram 11 corpos de jovens, decapitados e carbonizados, depois de uma luta de gangues entre Chilapa de Álvarez e Ayahualulco, no estado de Guerrero. As vítimas são jovens, alegadamente membros de gangues que se dedicam ao crime organizado.

Segundo as autoridades mexicanas, dois grupos rivais envolveram-se num confronto, com 11 corpos decapitados deixados entre Chilapa de Álvarez e Ayahualulco, duas localidades do estado de Guerrero, no México.

Esta descoberta, nesta quinta-feira, no estado de Guerrero, no sul do México, veio demonstrar a incapacidade das autoridades locais em travar essas disputas.

A luta ocorrera no dia anterior, entre Chilapa de Álvarez e Ayahualulco, duas localidades daquele estado mexicano.

Segundo adianta a agência de notícias Efe, citando fontes da Procuradoria de Guerrero, os cadáveres dos 11 jovens foram abandonados no sítio onde ocorreu a batalha.

Em causa disputas de gangues que se dedicam a crime organizado, desde o tráfico de droga a outro tipo de criminalidade violenta, de acordo com as informações preliminares.

O caso já foi entregue à Procuradoria-Geral da República, que esteve no local a verificar o cenário do crime, perto de um outro palco de morte, bem recente.

Em outubro passado, também em Chilapa de Álvarez, 13 pessoas foram mortas e despejadas em valas, num caso muito semelhante.

E sempre que há morte surge a vingança, com o México a reforçar o seu estatuto de um dos países com mais violenta criminalidade do mundo.

Recorde-se que, há cerca de um mês, várias dezenas de milhares de pessoas saíram à rua no México, com uma única pergunta: “Quem governa Guerrero?”

A questão está relacionada com a conivência da polícia deste estado mexicano com um poderoso cartel de droga.

Em destaque

Subir