Nas Notícias

ONU: Tuberculose mata três doentes com sida por minuto

ONU discute sida em paralelo com a tuberculose. Esta doença é responsável pela morte de três doentes com sida, em cada minuto que passa. Para Jorge Sampaio, alto representante da ONU para a tuberculose, trata-se de uma realidade “inaceitável”.

Nova Iorque recebeu uma convenção sobre sida, organizada pela ONU, que contou com a presença do português Jorge Sampaio. O ex-Presidente da República lembrou que a tuberculose é a maior causa de morte de pessoas com sida e considerou que seria possível evitar pelo menos um milhão de perdas humanas com uma simples medida.

Bastaria que se associasse o teste de VIH ao teste do bacilo de tuberculose. Desta forma, prevenir-se-iam mortes. Jorge Sampaio lamentou que não exista uma associação entre o controlo das duas doenças e que os acordos sobre sida apenas dediquem umas linhas à tuberculose.

Entre o momento em que o leitor tomou conhecimento desta notícia e concluiu a sua leitura, morreram, provavelmente, mais três pessoas com sida, vítimas de tuberculose.

Em destaque

Subir