Nas Notícias

ONU: Taxa de transmissão do vírus da sida cai para metade em 25 países

aguaDe acordo com um relatório da ONU, o combate ao vírus da sida está a dar resultados. A taxa de transmissão do vírus da sida desceu para metade em 25 países, de acordo com o relatório ONUSIDA. O fim da epidemia pode estar próximo.

A Organização das Nações Unidas (ONU) considera que a epidemia da sida em todo o mundo pode estar perto do fim. De acordo com o relatório anual da ONUSIDA, há sinais que mostram um progresso em vários níveis de combate.

O vírus de imunodeficiência está cada vez mais controlado e há sinais evidentes de que o combate à sida está a ser conseguido pela comunidade médica e científica. Numa visão global, há menos contágios e menos mortes em resultado da sida.

Este relatório da ONUSIDA assinala uma quebra muito significativa em 25 países, onde a taxa de transmissão do vírus da sida desceu 50 por cento, nos últimos anos. A maioria desses países (13) está localizada no continente africano, local do mundo mais afetado por esta epidemia.

“Em 25 países, assinala-se uma redução das taxas de transmissão do HIV de 50 por cento, sendo que 13 desses países estão em África e são dos mais afetados”, afirmou, à agência Lusa, Luiz Loures, responsável para os assuntos políticos da ONUSIDA.

Angola e Guiné-Bissau continuam, no entanto, a contrariar as perspetivas notadas noutros países do mundo, no que diz respeito à evolução do vírus da sida em crianças. Aqueles dois países assinalam um aumento de infeções em crianças com idades iguais ou inferiores a 14 anos.

Os dados sobre o vírus da imunodeficiência, ainda segundo este relatório da ONUSIDA, são muito positivos e permitem antever o fim da epidemia.

Em destaque

Subir