Mundo

ONU desafia CEiiA a desenvolver tecnologia para tratar dos oceanos

O CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto foi convidado pelo United Nations Global Compact das Nações Unidas a integrar a ‘Sustainable Oceans Business Platform’.

Esta adesão decorrerá, hoje, em Nova Iorque, no âmbito da Assembleia Geral da Nações Unidas e que contará com a presença da Ministra do Mar de Portugal.

O CEiiA é a entidade privada portuguesa num total de 50 organizações que a compõem.

O trabalho do CEiiA, nesta plataforma, estará muito focado no desenvolvimento, com parceiros internacionais, de novas tecnologias que permitam a recolha e tratamento de dados sobre oceanos, cruzando a dimensão do mar com a dimensão do espaço.

Segundo a entidade portuguesa, este convite surge porque o CEiiA tem vindo a desenvolver trabalho na área do mar/espaço, já com reconhecimento nacional e internacional mas, também, porque é uma referência na área da mobilidade sustentável, nomeadamente na recolha de dados, assim como na quantificação em tempo real do CO2 evitado na mobilidade para as Nações Unidas.

Para o CEiiA “este convite e poder fazer parte desta plataforma é um orgulho, não só para as nossas equipas, como para Portugal, pois é o reconhecimento da excelência do nosso trabalho e da nossa tecnologia”, declara Gualter Crisóstomo, diretor de Sustentabilidade do CEiiA.

Por outro lado, acrescenta, “é uma excelente oportunidade para podermos, de forma colaborativa, conceber e desenvolver tecnologias, produtos e serviços que podem ajudar a melhorar os oceanos, mas também para exportar tecnologia concebida e desenvolvida em Portugal”.

No grupo de cerca de 50 entidades, a representação maior é de entidades da Noruega, do Japão, e França, embora todas elas relacionadas com o transporte marítimo, Oil & Gas e Fundos de investimento.

Neste conjunto de entidades encontram-se também universidades, assim como organizações do universo da ONU, como o PNUD, a UNEP, entre outras.

Em destaque

Subir