Mundo

ONG pensa em criar corredor para tubarões

A Fundación Pacifico, uma ONG sediada na Costa Rica, organizou uma expedição para filmar uma área de cerca de 900 quilómetros com alta densidade populacional de várias espécies de peixes. O objetivo passa agora por criar um corredor que seja protegido e destinado à vida selvagem.

A criação de corredores – como os de bicicleta ou para os transportes públicos, por exemplo – sempre dividiu opiniões devido ao facto de haverem menos filas de trânsito para os veículos. Apesar disso, é inegável que estas introduções melhoraram a circulação de trânsito.

Agora, a Fundación Pacifico, uma ONG sediada na Costa Rica, quer adaptar o conceito à vida selvagem com a criação de um corredor para tubarões.

A fundação organizou um expedição para filmar uma área do oceano que se estende entre a Ilha do Coco e as Ilhas Galápagos, administradas pelo Equador, e que serve como área protegida para muitas espécies de animais, acima e abaixo da superfície.

Ao todo, a equipa responsável pela filmagem do documentário percorreu 500 milhas marítimas – cerca de 900 quilómetros – numa área de alta densidade populacional de várias espécies de peixes, bem como tartarugas e golfinhos.

Desta feita, o objetivo passa agora por usar as filmagens para criar um corredor que seja protegido, mesmo em águas internacionais, onde a circulação esteja limitada a vida selvagem e que não perturbe as ‘viagens’ entre os animais dos dois grupos das ilhas.

A ideia foi recebida de braços abertos por algumas organizações, entre as quais a Shark Conservation Fund, especializada na proteção de tubarões, uma vez que entre a viagem da equipa responsável foram vistas várias espécies deste animal, entre as quais o tubarão-martelo, o tubarão-raposo e o tubarão-luzidio.

Em destaque

Subir