Mundo

One Goh, o suspeito do ataque na Universidade Oikos que matou sete pessoas

atentado_escola_euaO coreano One Goh, de 43 anos, desistiu da Universidade Oikos há meses. É considerado o suspeito número um das autoridades dos EUA, que continuam a investigar o tiroteio que matou sete pessoas. One Goh “perdeu recentemente dois membros da família e tinha dívidas”. O seu desequilíbrio emocional terá estado na base do ato.

Uma testemunha revela que o coreano ordenou aos estudantes que formassem uma fila. “Vou matar-vos a todos”, terá gritado. E cumpriu a ameaça, provocando sete vítimas. Acabou por se render à porta de um supermercado, a alguns quilómetros do local dos crimes.

Aos sete mortos juntam-se três feridos, que não sofreram lesões graves. Um desses feridos, Paul Singh, de 19 anos, recebeu alta hospitalar ontem, apesar do ferimento no braço provocado pela arma de fogo usada por One Goh.

De acordo com declarações de Singh à Reuters, Goh era um ex-aluno que regressara às aulas naquele dia. Há quatro meses que tinha abandonado o curso. Não se conhecem as suas motivações, mas estava psicologicamente afetado, por razões sentimentais e de ordem financeira

O suspeito terá perdido o irmão, sargento do Exército dos EUA. Su Wan Ko morreu em março de 2011, num acidente de carro na Virgínia, durante um treino das forças especiais. Também a mãe de One Goh terá morrido há um ano, em Seul.

O homem enfrentava ainda uma ordem de despejo de mais do que um apartamento, e acumulava dívidas de milhares de dólares. Os registos revelam que foi emitido, entre 2006 e 2009, um total de 23 mil dólares de execuções.

O ataque de ontem sobre alunos de uma turma católica fez sete mortos. O atirador disparou sobre os alunos, provocando ainda três feridos, em mais um atentado que se repete em diversos estabelecimentos de ensino dos EUA.

A polícia já procedeu à detenção de um suspeito, mas não foi confirmado oficialmente que se trata do autor dos disparos. Presume-se que o homicida seja este homem, One Goh, que acabou detido numa loja localizada perto da Universidade Oikos.

Em destaque

Subir