Nas Notícias

Ondas até 14 metros deixam Porto em alerta vermelho

O distrito do Porto vai estar em alerta vermelho entre as 15h00 e a meia-noite. A agitação marítima pode trazer ondas com 12 a 14 metros de altura às orlas costeiras de Gaia, Porto e Matosinhos.

A previsão é do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que decretou o alerta vermelho devido ao agravamento das condições meteorológicas nos próximos dias, “nomeadamente um aumento da agitação marítima, chuva e vento por vezes forte”.

Na cidade do Porto, a Proteção Civil “desaconselha a circulação e permanência junto à zona costeira e apela a que não se pratique qualquer atividade relacionada com o mar”.

A Avenida D. Carlos, na Foz do Douro, deverá sofrer vários cortes ao longo dos próximos dois dias. É ainda de evitar o estacionamento “junta da orla costeira, zonas ribeirinhas e da Foz, já que se tratam de zonas historicamente mais vulneráveis à ondulação”.

“A Proteção Civil Municipal recomenda, assim, à população que tome as devidas precauções, apelando ao respeito pelos perímetros de segurança que serão estabelecidos para peões junto da orla costeira e acessos aos molhes, mas também aos eventuais cortes de trânsito que sejam necessários implementar nestas zonas”, diz ainda o aviso, divulgado no site da Câmara do Porto.

Medidas semelhantes são recomendadas para Matosinhos e Leça da Palmeira.

Em Gaia, as corporações de bombeiros deverão realizar várias ações de sensibilização para moradores e comerciantes junto à orla costeira.

O alerta vermelho é o mais grave de uma escala de três.

Em destaque

Subir