Nas Notícias

Onda de calor provoca 855 incêndios; temperaturas superam 34ºC

Onda de calor que assola o País há 11 dias termina na segunda-feira, mas já provocou 855 incêndios. O interior é a zona mais atingida. Uma corrente de ventos de leste é a origem das temperaturas elevadas anormais para o mês de abril. Pinhão bate recorde com 34.6 graus centígrados.

Abril, mês de chuvas, segundo o ditado, tem sido caracterizado pelas elevadas temperaturas, que estão na origem de diversos fogos, de norte a sul de Portugal, com especial incidência no interior, onde as temperaturas chegaram a superar os 30 graus centígrados.

Pinhão bateu os recordes, com 34.6 graus. Há 11 dias (desde 4 de abril) que se verificam temperaturas mais altas do que os registos normais, com ausência quase total de chuva, o que provocou um número elevado de fogos. Até esta sexta-feira, já se tinham registado 855 fogos.

Em Santa Maria da Feira, na Várzea, deflagrava o mais grave, entretanto controlado, mas só após uma intervenção de 50 bombeiros, apoiados por 13 viaturas. O fim deste fenómeno meteorológico está previsto para segunda-feira, segundo as previsões.

Em destaque

Subir