Nas Notícias

OMS alerta que café muito quente pode causar cancro do esófago

A agência da Organização Mundial da Saúde (OMS) que se dedica a pesquisas sobre cancro alerta para o consumo de bebidas muito quentes, que podem provocar cancro de esófago. Em causa o café, por exemplo, que não apresenta perigos, se for consumido a temperaturas abaixo dos 65 graus.

O cancro do esófago é apenas o oitavo tipo mais comum, mas, por outro lado, representa uma das principais causas de morte por cancro, com 400 mil perdas humanas, por ano. Representa cerca de cinco por cento do total de mortes por cancro.

De acordo com a Agência Internacional para a Pesquisa sobre Cancro, uma entidade que integra a OMS, o consumo de bebidas, como o café, a elevadas temperaturas pode aumentar o risco de sofrer da doença.

“As bebidas muito quentes são uma causa provável de cancro do esófago. E a bebida em si não parece ser o fator de risco, mas a temperatura a que é consumida”, alerta Christopher Wild, diretor daquela agência.

Para se considerar que uma bebida é excessivamente quente, deve ter-se em conta uma temperatura superior a 65 graus. Segundo esta agência, essa temperatura nunca deve ser ultrapassada, no café, no chá, ou noutro tipo de bebidas consumidas, em regra, quentes.

A Agência Internacional para a Pesquisa sobre Cancro realizou estudos em diferentes países, como a China, Irão, Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, que têm em comum um facto: as bebidas são ingeridas, por regra, a menos de 70 graus. E verificaram que há uma associação entre o número de casos e os locais onde se consomem bebidas mais quentes.

O mate, erva consumida em chá, tinha sido classificada como potencialmente cancerígena, em 1991, quando foi analisada pela agência.

A base desta classificação estava relacionada com um número elevado de casos de cancro do esófago em países onde era consumida. Numa reapreciação desse estudo, definiu-se que o consumo de infusões frias não era cancerígeno.

“Os estudos epidemiológicos descobriram que o cancro do esófago está associado ao consumo de mate muito quente, mas não ao mate quente ou frio”, realça agora a OMS.

Outras experiências realizadas em ratos de laboratório verificaram, também, que os líquidos muito quentes são potencialmente cancerígenos.

Para se perceber que era a temperatura da bebida (e não a bebida em si mesma) que pode provocar o cancro, a OMS analisou diversos estudos e pôde confirmar que o risco de cancro aumenta com a temperatura da bebida.

O café, uma das bebidas mais consumidas no mundo, não é considerado cancerígeno. Diferentes pesquisas já o comprovaram. No entanto, todas as bebidas (onde se inclui o café) tomadas acima dos 65 graus tornam-se perigosas.

Para determinar esta temperatura a OMS teve em consideração os relatos das pessoas que participaram nos estudos, bem como os hábitos de países onde há grande número de casos de cancro do esófago.

Em destaque

Subir