Nas Notícias

Oliveira do Hospital quer jogo solidário em Coimbra

O presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, quer um jogo de solidariedade, da Seleção Nacional, para com as vítimas dos incêndios em Coimbra. O autarca critica a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) por “se ter esquecido” daquele distrito”.

A FPF está a promover a angariação de fundos para as vítimas dos incêndios deste ano, através da venda de bilhetes e de duas linhas telefónicas, para os jogos de Portugal com as seleções da Arábia Saudita e dos EUA, respetivamente nas cidades de Viseu e de Leiria.

O primeiro encontro, disputado na passada sexta-feira, foi transmitido pelos três canais de televisão generalista (RTP, SIC e TVI) e resultou num montante superior a 360 mil euros, destinado para as vítimas dos incêndios de Viseu.

Neste contexto, José Carlos Alexandrino, presidente da Câmara de Oliveira de Hospital, critica a FPF por esta “se ter esquecido do distrito de Coimbra na realização dos dois jogos solidários da seleção portuguesa para ajudar as vítimas dos incêndios do dia 15 de outubro.

O autarca estranha o facto de a Federação ter decidido canalizar o dinheiro angariado para as vítimas dos incêndios nas regiões de Viseu e de Leiria, quando o distrito de Coimbra foi o mais afetado.

O concelho de Oliveira do Hospital ficou devastado pelas chamas de 15 de outubro. Os fogos provocaram 12 mortes e vários feridos, atingiram 170 primeiras habitações e 95 empresas, cujos prejuízos estão estimados em cerca de 100 milhões de euros. Cerca de cinco mil animais morreram e 97 por cento da floresta do município ficou destruída.

Perante esta tragédia, José Carlos Alexandrino não compreende “a insensibilidade social da Federação Portuguesa de Futebol, ao promover iniciativas solidárias com esta delimitação territorial e com critérios suscetíveis de causar revolta nos cidadãos deste distrito que perderam tudo ou quase tudo”.

O autarca sublinha que a Federação Portuguesa de Futebol, “enquanto entidade pública”, “tem responsabilidades acrescidas”, e apela à “solidariedade” para com “os distritos atingidos pela tragédia dos incêndios”. Neste sentido, apela a Fernando Gomes para “reparar esta situação, através da rápida realização de um jogo solidário da seleção nacional no Estádio Municipal de Coimbra”.

“É o mínimo que a FPF pode fazer porque, perante esta catástrofe, todos somos poucos para ajudar a devolver a felicidade às vítimas daquele que foi o pior domingo das nossas vidas”, remata José Carlos Alexandrino.

 

 

Em destaque

Subir