Nas Notícias

Oliveira de Azeméis capital dos projetos sociais e voluntariado

oliveira_azemeis_socialEvento ‘Azeméis é Social’, que está a decorrer até 23 de outubro no pavilhão municipal de Oliveira de Azeméis, tem como objetivo divulgar as ações e os projetos de âmbito social e de voluntariado e refletir sobre temas ligados a várias áreas de intervenção.

A edição 2011 do ‘Azeméis é Social’ inclui uma mostra social e de voluntariado, exposições, espetáculos, workshops, seminários, debates, entrega de prémios de mérito social, espaços de solidariedade e saberes, visando um desenvolvimento social mais integrador.

Os sete dias de iniciativas assentam no objetivo Participar, Inovar e (Des)Envolver, procurando ser um grande fórum de promoção das respostas sociais e, ao mesmo tempo, de reflexão e envolvimento ativo dos agentes sociais e da sociedade tendo em vista uma ação mais eficaz e adequada aos novos desafios.

“Dividida em cinco áreas temáticas – município saudável, parceiro, maior, inclusivo e berço –, a edição visa reforçar a cooperação entre a comunidade e as instituições para melhor ultrapassarem os problemas”, afirmou a responsável da ação social, Gracinda Leal.

Segundo a autarca, “pretende-se que todos os agentes envolvidos sintam a importância da sua ação nesta iniciativa”.

A vereadora explica que “o objetivo é abrir caminhos para um concelho de azeméis mais solidário e mais justo, dando continuidade à aposta da autarquia na melhoria da qualidade de vida de todos os oliveirenses”.

Hoje, decorreu uma reunião das plataformas supra concelhias do Baixo Vouga e Entre Douro e Vouga, uma instância de âmbito territorial centrada na discussão e concentração produzida em torno dos diagnósticos sociais e problemáticas identificadas pelos Conselhos Locais de Ação Social (CLAS).

Logo à noite, a partir das 21h00, o encontro ‘Responsabilidade social nas organizações – da teoria à prática’ reúne empresas do concelho (Aspock, Ferpinta, Gestamp e Polisport) na partilha de boas práticas sociais.

Em destaque vão estar outras temáticas ligadas à inclusão, empreendedorismo, inovação, juventude, multiculturalidade, igualdade de direitos na família, voluntariado e promoção social dos idosos.

Em destaque

Subir