Tecnologia

Olimpíadas Internacionais da Física: Portugueses premiados

Pela primeira vez na história das mpíadas Internacionais de Física, todos os estudantes da equipa portuguesa que participaram nesta competição mundial para estudantes do ensino secundário regressam a casa com um prémio: uma menção honrosa.

As Olimpíadas Internacionais de Física decorreram em Banguecoque, Tailândia, de 10 a 17 de julho. 393 estudantes finalistas do ensino secundário, de 84 países, realizaram duas longas e difíceis provas de Física (uma prova teórica e uma prova experimental). O vencedor absoluto desta olimpíada, que obteve a melhor classificação nas duas provas, foi um estudante da Formosa (Taiwan), Hsu Tzu-min.

Os team leaders que acompanharam a delegação à Tailândia, Fernando Nogueira e Rui Travasso, fazem um balanço positivo da prestação portuguesa: “Todos os estudantes portugueses, que competiram individualmente, obtiveram uma menção honrosa pela sua prestação. É um bom resultado, e alguns estudantes poderiam ter conquistado medalhas se não tivessem perdido pontos preciosos nalgumas questões mais difíceis.”

Os docentes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) destacam “a prova experimental que exigia destreza e grande rigor na execução, e as questões interessantes, mas difíceis, da prova teórica, com um grau de exigência típico do ensino superior. A maioria dos temas abordados não consta sequer dos programas oficiais do ensino português, pelo que os resultados alcançados pelos estudantes são sobretudo o resultado do seu trabalho árduo de preparação ao longo do ano, para além da escola”.

A lista dos estudantes portugueses é a seguinte:

José Pedro Castro Fonseca, E.S. D. Afonso Sanches, Vila do Conde
Rafael Eduardo da Silva Teixeira, E.S. de Mirandela
Gonçalo Nuno Marques Andrade, E.B. 2,3+S de Salvaterra de Magos
Rodrigo Toste Gomes, E.S. Vitorino Nemésio Praia da Vitória
João Paulo Pires Dinis, E.S. Vitorino Nemésio Praia da Vitória

As Olimpíadas de Física são uma atividade promovida pela Sociedade Portuguesa de Física com o patrocínio da Ciência Viva e do Ministério da Educação. O treino da equipa decorreu no Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, integrado nas atividades da escola Quark! de Física para jovens, com o apoio do programa operacional QREN-Mais Centro.

Em destaque

Subir