Ciência

Tem olhos azuis? Então tem mais primos do que consegue imaginar

olhos-azuis

Se tem olhos azuis, da próxima vez que vir um desconhecido com a mesma cor saiba que está na presença de um primo, embora seja um primo afastado por milhares de anos.

De acordo com um estudo genético, um português com olhos da cor das safiras é parente da norte-americana Megan Fox, do britânico Daniel Radcliffe e da australiana Nicole Kidman, só a título de exemplo.

A ‘culpa’ é de um europeu que viveu há entre 6000 a 10.000 anos, a primeira pessoa a sofrer uma mutação do gene OCA2.

Ligado à pigmentação, é este gene que determina a quantidade de castanho. Só que esse tal europeu teve um gene, o HERC2, que ‘desligou’ o efeito do OCA2 na íris.

Assim, enquanto os cientistas tentavam (em vão) entender o papel do OCA2 no desenvolvimento dos olhos azuis, a ação deve-se exclusivamente ao HERC2.

Esse tal europeu, o antecessor de todos os que têm olhos azuis, terá vivido durante o período em que a Humanidade chegava pela primeira vez à Europa, proveniente de África: tal ocorreu há entre 6000 a 10.000 anos.

Segundo o estudo, todas as pessoas com íris azul apresentam a mesma mutação genética, com o HERC2 a isolar-se junto do OCA2 e anulando o efeito deste na pigmentação dos olhos.

Retomando o assunto do momento, isto também significa que Brad Pitt e Angelina Jolie, em processo de divórcio, vão manter-se como parentes (muito!) afastados…

Em destaque

Subir