Nas Notícias

Olá, calor: Temperaturas sobem para entre 31 e 39 graus em sete distritos

calorcalor bigA boa notícia é que o calor está de volta, a má é que o aumento das temperaturas levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera a colocar sete distritos com aviso amarelo. Braga, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Évora vão atingir máximas entre os 31 e os 39 graus.

O calor está de volta. O que é bom para uns, como os que aproveitam para fazer praia, é mau para outros, devido aos riscos para a saúde.

É que as máximas vão atingir, em sete distritos, uma temperatura entre os 31 e os 39 graus centígrados, avisa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Para esses sete distritos (Braga, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Évora), o IPMA emitiu um aviso amarelo, o segundo nível de situação de risco numa escala de quatro.

Num país em que o céu estará geralmente limpo e o vento fraco, Évora poderá chegar a uma temperatura máxima de 39 graus centígrados.

Em Setúbal, o mercúrio no termómetro deverá subir aos 38 graus, mais um do que a máxima prevista para Beja.

Lisboa e Coimbra devem ficar-se pelos 35 graus centígrados de temperatura máxima, mais um grau do que em Braga 34.

De entre os sete distritos com aviso amarelo, o de Leiria é o que tem a mínima temperatura máxima: 31 graus.

Em aviso amarelo estão também a costa sul da Madeira e o grupo ocidental dos Açores, onde há previsão de “períodos de chuva pontualmente forte” nas ilhas de Flores e Corvo, com ondulação de dois a três metros de altura e 22 graus de temperatura máxima.

Na costa sul da Madeira, prevê-se também “persistência de valores elevados da temperatura máxima”, que se espera poder atingir os 29 graus centígrados.

Nas ilhas de Terceira, Graciosa, Horta, Pico e São Jorge (grupo central dos Açores), a previsão do IPMA para hoje é de chuva, com vento moderado e temperatura máxima de 22 graus.

Para as ilhas de São Miguel e Santa Maria, o IPMA antecipa períodos de céu muito nublado e vento fraco, com uma temperatura máxima de 23 graus.

Em destaque

Subir