Nas Notícias

Olá calor. As temperaturas de verão ficam até sexta-feira

calor_e_praia

O verão veio a Portugal para os festejos do 10 de junho. Até ao feriado de sexta-feira, as temperaturas vão subir em algumas regiões do país e no Alentejo devem mesmo passar, já amanhã, acima dos 30 graus.

A partir do 10 de junho, de acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as temperaturas voltam a descer para valores mais primaveris.

“A partir da tarde de hoje, o tempo melhora gradualmente”, antecipou a meteorologista Ângela Lourenço: “A partir de amanhã e até quinta-feira vamos ter céu pouco nublado ou limpo, o vento a soprar fraco e uma subida significativa da temperatura que se mantém até dia 9, mas dia 10 há uma descida novamente”.

Segundo a especialista, hoje poderá ainda ocorrer “alguma precipitação”, sobretudo no litoral norte, mas a partir do final do dia já haverá uma mudança do estado geral do tempo.

“Vamos assistir a uma subida das temperaturas relativamente significativa em alguns locais, em outros não será tanto”, salientou: “Estamos a falar de valores para amanhã próximos dos 30 graus nos locais do litoral. Por exemplo, em Lisboa a previsão é de 31 graus, enquanto nas regiões do Alentejo já chegam hoje aos 30 e amanhã são acima. Évora chegará aos 34 e Beja aos 36”.

A ‘culpa’ por este curto verão antecipado é do anticiclone que se encontra ao norte da Península Ibérica, trazendo “ar quente e seco” do interior e do norte de África para Portugal.

No feriado de sexta-feira, continuou Ângela Lourenço, já se assistirá a uma ligeira descida da temperatura máxima, após três dias de calor.

Para hoje, o IPMA prevê no continente, e nas regiões norte e centro, céu geralmente muito nublado, tornando-se gradualmente pouco nublado a partir da tarde, com períodos de chuva, em geral fraca, mais provável no litoral e até ao meio da tarde.

Para a região sul é esperado céu pouco nublado, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral oeste até ao início da manhã.

Em destaque

Subir