Nas Notícias

Oito alimentos para nutrir o cérebro das crianças

Agora que as aulas seguem a todo o vapor, os cuidados centram-se na alimentação. Há oito alimentos fundamentais para as crianças, neste período em que puxam por um cérebro ainda em formação.

O maior crescimento do cérebro ocorre entre os 3 e os 6 anos, ou seja, quando a criança entra na escola o órgão já está praticamente formado. Só que precisa de ser bem nutrido, até porque é a escola que vai puxar por processos como a aprendizagem, a memória, a linguagem e a atenção.

A comida não faz milagres, mas uma alimentação variada e equilibrada ajuda a nutrir o cérebro e a assegurar que os nutrientes chegam mesmo aos neurónios e às novas conexões nervosas que se vão formando.

E há uma lista de oito alimentos muito importantes neste processo.

Peixes – O peixe é a principal fonte de ómega 3, ácidos indispensáveis à formação das membranas celulares. Os nutricionistas salientam que uma alimentação com ómega 3 (em peixes como salmão, sardinha e atum) e ómega 6 (em óleos vegetais) estimula o desenvolvimento das ligações neuronais e da capacidade de aprendizagem.

Chocolate – É preciso ter em atenção o açúcar, mas o chocolate é muito bom para o cérebro da criança. O chocolate negro, em especial, é uma boa fonte de triptofano, um aminoácido fundamental à produção de serotonina, o neurotransmissor que, entre outras funções, mantém a concentração e a sensação de bem-estar.

Pão e massas – Os hidratos de carbono são a principal fonte de energia, da qual o cérebro também depende. Ao contrário do açúcar, cujos hidratos são absorvidos rapidamente, as massas funcionam como um reservatório de energia para o cérebro, em especial o pão logo pela manhã, quando ainda se recupera de um longo período sem comida. Cereais, batatas e arroz também se enquadram neste grupo.

Ovos – Para além de serem fonte de proteínas, os ovos contêm muita vitamina B, que fortalece a memória e a concentração. É também esta vitamina que assegura uma boa irrigação do cérebro e protege as ligações neuronais.

Legumes – O mito diz que a carne é a principal fonte de proteínas, mas os legumes contestam este preconceito. As proteínas vegetais nada ficam a dever à carne no trabalho de dar energia ao cérebro e aumentar a concentração e a memória. Só perdem para a carne vermelha a nível do ferro.

Frutos secos – São a melhor fonte de ácidos graxos (também conhecidos por ácidos gordos) , para além de reduzirem o colesterol. Os ácidos graxos são importantes para o cérebro das crianças porque dão energia e aumentam a concentração e a memória.

Laticínios – São como sinónimos de calcio. Um copo de leite, dois iogurtes ou um bocado de queijo são fundamentais para assegurar a dose diária de cálcio que os mais pequenos tanto precisam, até porque o défice de cálcio provoca fadiga mental e nervosismo.

Frutas – A concentração e a agilidade mental do cérebro das crianças depende muito das vitaminas e minerais que consomem. Os melhores alimentos para fornecer nutrientes como potássio, magnésio e licopeno são as frutas.

Em destaque

Subir