Mundo

OIT: Por minuto, 460 trabalhadores sofrem um acidente de trabalho, diz relatório

construcaoDe acordo com um relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), 460 trabalhadores sofrem um acidente de trabalho a cada minuto que passa. O documento agora divulgado estima que se contem mais de 2,3 milhões de mortes, em todo o mundo, vítimas de doenças ou acidentes provocados pelo trabalho.

Os números relativos aos acidentes de trabalho em todo o mundo foram divulgados pela OIT, num relatório que dá conta de uma realidade preocupante, que pode ser resumida num número médio: basta um minuto para que 460 trabalhadores sofram um acidente de trabalho.

Os países com maior incidência de casos de acidentes de trabalho, segundo a OIT, são os que estão em desenvolvimento. E os setores profissionais mais vulneráveis encontram-se na construção, na indústria mineira, na pesca e na agricultura.

Além da mortalidade, este relatório da OIT analisa doenças profissionais que não levam à morte. E o número é impressionante: contam-se 160 milhões de doenças que não são fatais, mas que resultam da atividade profissional.

A destacar neste relatório estão as doenças pulmonares na China e na Índia, por inalação de silício. Em solo chinês, 80 por cento das doenças relacionadas com o trabalho resultam da contaminação por aquele elemento químico. Já na Índia, 10 milhões de trabalhadores apresentam problemas de saúde por inalação de silício.

Em destaque

Subir