Mundo

Ohio vai executar preso que sobreviveu… à execução

sobreviveu a execucao

Condenado à morte, Romell Broom sobreviveu a uma execução, em 2009, porque os médicos não conseguiram encontrar uma veia para a injeção letal. Hoje, o Supremo Tribunal do Ohio deliberou que o estado tem direito a uma segunda oportunidade para executar o prisioneiro.

Desde essa tentativa falhada (os médicos estiveram mais de duas horas a tentar encontrar uma veia), suspensa por ordem do (então) governador Ted Strickland, que Romell Broom aguarda no corredor da morte.

Na sequência, o Ministério Público norte-americano recorreu ao tribunal, argumentando que o insucesso na tentativa de execução não afetou a constitucionalidade da pena a que Romell Broom tinha sido condenado.

Os advogados do prisioneiro contestaram contra a “lotaria” de uma segunda tentativa de injeção letal, que equiparam a tortura, mas o Supremo Tribunal do Ohio validou, por 4-3, o argumento dos procuradores de que só seria uma “lotaria” se as drogas tivessem sido injetadas no organismo à primeira tentativa, o que não aconteceu.

A defesa do prisioneiro ainda alegou, também sem sucesso, que “se o estado do Ohio não consegue explicar porque a primeira execução correu mal então também não pode assegurar que desta vez o resultado vai ser diferente”.

Romell Broom tinha sido condenado à morte pelo rapto e violação de Tryna Middleton, uma adolescente de 14 anos.

Em destaque

Subir