Motores

Ogier vence primeiro duelo com Latvala na Catalunha

OgierCatalunha215

Sebastien Ogier venceu o seu primeiro duelo com Jari-Matti Latvala no Rali da Catalunha, ao concluir o primeiro dia na liderança com quatro segundos de vantagem sobre o seu companheiro de equipa.

O campeão do mundo tinha iniciado a prova no comando, mas alo longo da primeira etapa sentiu uma forte posição, sobretudo por parte de Latvala, que aproveitou muito bem o facto da prova espanhola do WRC misturar o asfalto com os pisos de terra.

Na fase matinal Ogier conseguiu uma ligeira vantagem sobre os seus mais diretos adversários, não apenas Latvala como também Ott Tanak, que realizou um primeiro dia de prova notável e que viria a concluir a tirada no terceiro posto a pouco mais de 11 segundos do líder.

LatvalaCatalunha215

Apesar da ofensiva de Jari-Matti Latvala, Sebastien Ogier soube responder ao finlandês, nomeadamente na longa classificativa de Terra Alta, onde conseguiu ganhar mais de sete segundos ao seu adversário. O suficiente para que quando este respondeu tivesse margem suficiente para concluir o dia na frente do rali.

Tanak foi o único piloto a conseguir contestar a rapidez, ao bater o francês da Volkswagen na nona classificativa. O estoniano seria aliás o mais rápido em três das oito especiais realizadas esta sexta-feira, justificando plenamente a terceira posição que ocupa à partida para a segunda etapa.

TanakCatalunha215

Dani Sordo não arriscara na super-especial de quinta-feira em Barcelona, mas neste primeiro dia de estrada ‘puxou dos galões’ e foi o melhor homem da Hyundai, concluindo a tirada na quarta posição, a menos de 27 segundos de Sebastien Ogier.

Mas o espanhol não se pode distrair, pois tem Mads Ostberg a menos de três segundos. O norueguês da Citroën recuperou de um furo sofrido na primeira passagem pelo troço de Terra alta para se manter na discussão pelas posições cimeiras, apesar do asfalto de sábado e de domingo não ser o seu terreno de eleição.

Andreas Mikkelsen poderia estar a discutir um lugar no top cinco não fosse ter sofrido um furo. Mesmo assim o norueguês da Volkswagen logrou recuperar a sexta posição a Hayden Paddon na parte da tarde desta segunda etapa.

SordoCatalunha115

Classificação após a 9.ª Pe
1.º Sebastien Ogier/Julien Igrassia (Volkswagen) 1h24m58,4s
2.º Jari-Matti Latvala/Mikka Anttila (Volkswagen) + 4,0s
3.º Ott Tanak/Raigo Molder (Ford) + 11,3s
4.º Dani Sordo/Marc Marti (Hyundai) + 26,9s
5.º Mas Ostberg/Jonas Andersson (Citroën) + 29,7s
6.º Andrea Mikkelsen/Ola Floene (Volkswagen) + 37,4s
7.º Hayden Paddon/John Kennard (Hyundai) + 38,3s
8.º Kris Meeke/Paul Nagle (Citroën) + 59,3s
9.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 1m03,8s
10.º Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford) + 1m09,2s

Em destaque

Subir