Motores

Ogier reage e recupera liderança em Monte Carlo

Depois de ter cometido um deslize na segunda etapa, Sebastien Ogier conseguir recuperar a liderança do Rali de Monte Carlo.

O Campeão do Mundo esteve igual a si próprio num terreno que bem conhece, e soube capitalizar um atraso de Ott Tanak, líder no final da tirada da véspera, que na primeira especial do dia falhou na escolha de pneus. Ogier optou por montar Michelin macios no seu Ford Fiesta RS WRC, confiando plenamente nas informações dadas pela equipa de batedores da M-Sport.

Ainda assim o francês não se mostrava muito contente, pois teve de andar “um pouco no limite” e perdeu depois seis segundos para Tanak, mas conseguiu recuperar a diferença, confessando que o plano era ganhar meio minuto ao estónio da Toyota até ao final da etapa.

Mas Ott Tanak tinha alguns ‘trunfos’ para jogar, estando longe de ‘atirar a toalha ao chão’, conseguindo encurtar a diferença para o líder de mais de 1m18s para pouco mais de 33s depois da 13ª especial. Uma margem que corresponde às ambições de Sebastien Ogier, que parte para o último dia com todas as condições para começar a sua campanha no WRC 2018 com um triunfo.

No segundo Toyota Yaris WRC, Esapekka Lappi mostrou uma grande consistência ao longo da etapa, e senão fosse um furo no 11º troço estaria mais perto dos dois primeiros. Este percalço acabou por fazê-lo descer ao quinto lugar da classificação, atrás de Kris Meeke, no melhor Citroën C3 WRC. Conseguiria recuperar o quarto posto ao britânico mas a diferença entre ambos deixa tudo em aberto para a última etapa.

Do azar do jovem piloto da Toyota beneficiou também o seu ‘chefe-de-fila’ Jari-Matti Latvala, que assim se guindo ao terceiro lugar, mas a mais de 1m32s de Ogier, após uma etapa em que conheceu poucos problemas.

Depois de ter sido protagonista no início do rali, Elfyn Evans não conseguiu acompanhar o ritmo dos primeiros e acabou por perder terreno e descer para a sexta posição, numa etapa que viu Thierry Neuville sentir problemas e atrasar-se bastante, seguindo agora a mais de 5m33s do líder. Ainda assim o belga é o melhor representante da Hyundai, que viu Dani Sordo abandonar logo na primeira classificativa do dia.

Classificação após a 13ª PE

1º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Ford) 3h30m30,9s

2º Ott Tanak/Martin Jarveoja (Toyota) + 33,5s

3º Jari-Matti Latvala/Mikka Anttila (Toyota) + 1m32,7s

4º Esapekka Lappi/Janne Ferm (Toyota) + 4m38,5s

5º Kris Meeke/Paul Nagle (Citroen) + 4m40,1s

6º Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford) + 5m00,2s

7º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 5m33,6s

8º Bryan Bouffier/Xavier Panseri (Ford) + 5m43,4s

9º Craig Breen/Scott Martin (Citroen) + 8m49,0s

10º Jan Kopecky/Pavel Dressler (Skoda) + 14m04,4s

Em destaque

Subir