Motores

Ogier garante triunfo na Alemanha na tripla da Volkswagen

LatvalarAlemanha615

Sebastien Ogier venceu o Rali da Alemanha, diante de Jari-Matti Latvala e Andreas Mikkelsen, que assim garantiram a totalidade do pódio para a Volkswagen, um ano depois da equipa ter perdido a prova para a Hyundai e para Thierry Neuville.

Partindo para este último dia com mais de meio minuto de vantagem sobre Latvala, Ogier optou por ‘jogar à defesa’ gerindo a diferença para o seu companheiro de equipa.

O finlandês percebeu isso e voltou a atacar, encurtando a distância para pouco mais de 23 segundos e ganhando duas das quatro classificativas da tirada, entre elas a Power Stage que lhe proporcionou três pontos suplementares.

Já Andreas Mikkelsen manteve a toada do dia anterior, face à diferença para os dois primeiros e a distância para os homens atrás de si, prosseguindo a sua missão de testar soluções no Polo R WRC tendo em vista a participação no Rali da Córsega.

SordoAlemanha315

A luta pelo quarto lugar foi mantida até ao último troço cronometrado, com Dani Sordo a garantir a posição apesar do ataque de Thierry Neuville, que ganhando numas especiais mas perdendo noutras acabou por conceder a derrota para o seu companheiro de equipa com pouco mais de 21 segundos a separarem os dois pilotos da Hyundai.

Elfyn Evans iniciou este último dia com a sua sexta posição ameaçada por Mads Ostberg, pelo que se empenhou ao máximo para que o norueguês não o batesse. Logrou-o com distinção, vencendo a primeira classificativa da tirada – a única que não foi ganha por Ogier ou Latvala – e acabou por terminar com 11 segundos de vantagem sobre o nórdico da Citroën.

Sem possibilidades de pontuar de outra forma – pois atrasou-se de tal maneira na primeira etapa que não conseguiu ir ao top dez – Kris Meeke aplicou-se na Power Stage e ainda foi buscar um ponto. ‘Magro’ consolo para as ambições do britânico da Citroën.

EvansAlemanha315

Classificação final
1.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Volkswagen) 3h55m49,5s
2.º Jari-Matti Latvala/Mika Anttila (Volkswagen) + 23,0s
3.º Andreas Mikkelsen/Ola Floene (Volkswagen) + 1m56,6s
4.º Dani Sordo/Marc Martin (Hyundai) + 2m09,3s
5.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 2m33,8s
6.º Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford) +2m52,1s
7..º Mads Ostberg/Jonas Andersson (Citroën) +3m12,5s
8.º Ott Tanak/Raigo Molder (Ford) + 4m26,6s
9.º Hayden Paddon/John Kennard (Hyundai) + 4m46,8s
10.º Sebastien Lefebvre/Stéphane Prévot (Citroën) + 4m54,5s

Em destaque

Subir