Ralis

Ogier entrega vitória na Catalunha a Mikkelsen a quatro quilómetros do fim

MikelsenMalasia315

O Rali da Catalunha teve um desfecho completamente insólito. É que depois de dominar completamente a prova Sebastien Ogier despistou-se a quatro quilómetros do final da derradeira classificativa.

O campeão do mundo possuía 50 segundos de vantagem sobre Andrea Mikkelsen à entrada para o derradeiro troço da prova espanhola do WRC, e tudo apontava que Loeb iria liderar um pódio totalmente Volkswagen.

Se é verdade que este último dia de rali centrava as atenções na discussão pelo segundo lugar entre Mikkelsen e Jari-Matti Latvala, inclinando-se para o norueguês depois deste ter ganho duas das três classificativas que compunham a etapa, ninguém esperava por um ‘golpe de teatro’ como aquele que sucedeu na especial de Deusaigues.

LoebCatalunha715

Claro que ao bater forte quatro quilómetros do final do troço, Ogier deixou o seu Polo R WRC muito mal tratado e incapaz de prosseguir em prova, abrindo caminho para a primeira vitória de Andrea Mikkelsen no campeonato do mundo de ralis.

“Estou sem palavras. Não desejava que a minha primeira vitória fosse obtida nestas circunstâncias. No início deste rali nunca imaginaria um desfecho destes, já que no primeiro dia tive imensos problemas na terra. Mas conseguimos recuperar o atraso no asfalto e conseguir chegar ao final a discutir o pódio”, afirmou no final o norueguês visivelmente emocionando.

Para Latvala a escassa vantagem de dois segundos com que partia para esta última tirada fazia antever uma luta enorme para poder terminar na segunda posição e secundar Ogier, mas com o abandono do francês tal acabou por se concretizar. Mas para o finlandês foi uma das derrotas mais difíceis de digerir, pois terminou a pouco mais de três segundos do vencedor.

A desistência de Sebastien Ogier acabou também por favorecer Dani Sordo, que incapaz de acompanhar o andamento dos homens da Volkswagen acabou por arrebatar um importante pódio em ‘casa’. Importante também para a Hyundai, tanto mais que o piloto de Torrelavega levou a melhor sobre o duo da Citroën, Mads Ostberg e Kris Meeke.

Classificação final
1.º Andrea Mikkelsen/Ola Floene (Volkswagen) 2h21m04,8s
2.º Jari-Matti Latvala/Mikka Anttila (Volkswagen) + 3,1s
3.º Dani Sordo/Marc Marti (Hyundai) + 21,2s
4.º Mas Ostberg/Jonas Andersson (Citroën) + 1m06,3s
5.º Kris Meeke/Paul Nagle (Citroën) + 1m08,2s
6.º Hayden Paddon/John Kennard (Hyundai) + 1m23,3s
7.º Martin Prokop/Jan Tomanek (Ford) 4m14,9s
8.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 8m01,9s
9.º Pontus Tidemand/Erik Alexsson (Skoda) + 8m56,8s
10.º Jan Kopecky/Petr Dresler (Skoda) + 9m07,5s

Em destaque

Subir