Motores

Ogier começa Rali de Espanha a liderar

A super especial de Barcelona é só um ‘aperitivo’ para o Rali de Espanha Catalunha que esta quinta-feira marca o início da penúltima prova do ‘Mundial’ da especialidade, mas Sebastien Ogier não quis deixar de marcar a diferença.

O francês da M-Sport foi o mais rápido nos 3,2 quilómetros do traçado, batendo o seu principal rival na discussão pelo título, Thierry Neuville por 3,7s, enquanto o terceiro pretendente ao cetro, Ott Tanak, foi também o terceiro mais rápido, a 4,2s de Ogier.

Não restaram dúvidas de que, apesar de se tratar de uma classificativa espetáculo, dando a oportunidade aos habitantes da capital catalã de apreciarem de perto e ao vivo pilotos e máquinas do WRC em ação, os três pretendentes à conquista do campeonato 2018 se empenharam para mostrar que querem vencer a prova.

O evento espanhol do WRC é não apenas especial por poder decidir o título, mas também pelo facto de ser disputado em dois tipos de superfície, com a etapa de sexta-feira em terra e as de sábado e de domingo em asfalto. Isso poderá fazer toda a diferença nesta disputa a três.

Ainda separados por menos de cinco segundos, os três pretendentes têm de mostrar que não se desconcentram na primeira etapa e, que, tão importante quanto isso, conseguem mudar o ‘chip’ mental para enfrentarem a tirada de sábado já a uma outra velocidade, face às características das rápidas classificativas de asfalto catalãs.

Dani Sordo é um especialista de asfalto em corre em casa, e apesar de largar para a etapa do segundo dia a menos de oito segundos do líder, tem um dia em terra ainda pela frente, onde Andreas Mikkelsen, que parte à sua frente, está mais à vontade.

Jari-Matti Lavtvala e Esapekka Lappi não foram além do oitavo e nono registos na super especial de Barcelona, mas além de estarem à vontade nos pisos de terra de sexta-feira têm dois Toyota Yaris WRC que se sente como ‘peixe na água’ nesse tipo de superfície.

Uma palavra para Sebastien Loeb, que sem querer arriscar neste ‘aperitivo’ da cidade condal se quedou pelo 11º tempo e não acompanhou o andamento de Craig Breen, que no melhor dos Citroën C3 WRC realizou o sétimo tempo.

Classificação após a 1ª PE

1º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Ford) 3m35,3s

2º Thierry Neuville (Hyundai) + 3,7s

3º Ott Tanak/Martin Jarveoja (Toyota) + 4,2s

4º Andreas Mikkelsen/Anders Jaeger (Hyundai) + 5,6s

5º Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford) + 6,0s

6º Dani Sordo/Carlos del Barrio (Hyundai) + 7,5s

7º Craig Breen/Scott Martin (Citroën) + 8,7s

8º Jari-Matti Latvala/Mikka Anttila (Toyota) + 9,7s

9º Esapekka Lappi/Janne Ferm (Toyota) + 9,8s

10º Teemu Suninen/Mikko Markkula (Ford) + 10,9s

Em destaque

Subir