Tecnologia

Oficial: Windows 8 chega às lojas a 26 de outubro; Microsoft investigada

windows_8_2O novo sistema operativo da gigante do software ainda nem saiu e a criadora está já a contas com os investigadores. Mais uma vez são levantadas questões sobre concorrência e competitividade.

É oficial. A Microsoft confirmou esta semana que vai disponibilizar o Windows 8 dia 26 de outubro. Nessa data, o sistema pode ser adquirido já instalado numa nova máquina ou para atualização de uma antiga.

Mas se ainda faltam mais de dois meses para o novo Windows chegar às lojas, a verdade é que a Microsoft encontra-se já sob investigação, fruto de algumas queixas que foram já apresentadas por outras empresas.

Em questão está um alegado bloqueio que a Microsoft criou para impedir que outros navegadores, ou browsers, sejam instalados nesta nova versão. Segundo algumas empresas concorrentes, instalar o Firefox ou o Opera, por exemplo, no Windows 8 é impossível.

A Comissão Europeia encontra-se já a investigar o caso, visto que a gigante norte-americana é obrigada, segundo uma lei interposta há alguns anos, a dar a escolha ao utilizador, sobre o navegador a utilizar para o acesso à Internet.

O Windows 8 é aguardado por muitos com enorme expectativa. O novo sistema operativo vem substituir a versão ‘7’ e foi estruturado a pensar nas novas plataformas móveis, smartphones e tablets.

Em destaque

Subir