Desporto

Oficial: Liga dos Campeões de Sub-19 (Juniores) arranca em 2013

uefa logo 1UEFA aprovou esta quinta-feira a nova prova, que será disputada entre 96 equipas. Clubes que conseguirem apuramento para a competição dos ‘grandes’, terão a sua equipa de juniores automaticamente apurada.

É oficial. Na época 2013/14 vai iniciar-se a UEFA Youth League, a Liga dos Campeões Sub-19 (Juniores). A decisão foi conhecida esta sexta-feira, após ontem o Comité Executivo ter dado luz verde para o começo da competição.

Estrutura
A UEFA Youth League será disputada entre um total de 96 equipas, divididas entre oito grupos de 12. No final, passam à próxima fase os primeiros classificados, que disputam depois uma fase de eliminatórias, apenas de um jogo.

Equipas apuradas
Das 96 equipas que vão disputar a prova, 32 são logo selecionadas através da qualificação das formações de seniores para a Liga dos Campeões do próximo ano. Imaginemos que o campeonato português terminava agora, com FC Porto e Benfica a qualificarem-se para a Liga dos Campeões. Os juniores dos encarnados e dos dragões teriam desde logo passaporte para a competição UEFA Youth League Sub-19.

Data de início
A UEFA Youth League inicia-se em setembro de 2013. A fase de grupos termina em dezembro do mesmo ano, segue-se depois a fase a eliminar.

Locais dos jogos
Por uma questão de logística e economia, os jogos vão ser realizados em local próximo das duas equipas juniores. A data será a mesma dos jogos da Liga dos Campeões. Caso tal não seja possível, as partidas deverão realizar-se um dia antes ou depois.

Euro 2020
Esta é a segunda grande novidade da reunião do Comité Executivo desta quinta-feira. Recorde-se que, também no dia de ontem, o organismo presidido por Michel Platini oficializou mudanças para o Campeonato da Europa de 2020. A competição vai ser disputada em diversas cidades europeias, ao invés de ser apenas um país a receber a prova (saiba mais aqui).

Em destaque

Subir